terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Imigrantes do Café

Trabalho imigrante em lavouras de café é tema de nova exposição no Museu da imigração

 Em cartaz até 28 de fevereiro, “Imigrantes do café” tem curadoria compartilhada com o Museu do Café

O Museu da Imigração, em parceria com o Museu do Café (instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), inaugura no dia 14 de novembro a exposição Imigrantes do Café.Com curadoria compartilhada, a temporária apresenta histórias e memórias da imigração nas lavouras cafeeiras no estado de São Paulo. A cerimônia de inauguração tem início às 11h com entrada gratuita. A exposição permanece em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2016.

Depois de uma temporada na cidade de Santos, a exposição chega à capital paulista retratando o cotidiano dos imigrantes, desde o desembarque no Brasil pelo Porto de Santos - principal porta de entrada do país -, passando pela Hospedaria de Imigrantes do Brás e, finalizando, com a vida nas lavouras. A curadoria aborda ainda o dia a dia desses imigrantes, com seus costumes característicos que tanto influenciaram a diversidade cultural brasileira.

No percurso expositivo, a ideia é apresentar o ciclo "do porto ao porto", expondo ao público o início e o fim do processo de produção cafeeira. Ao entrar no espaço, o visitante tem como primeiro contato o navio, que representa o momento do desembarque no porto de Santos. Em seguida, a exposição mostra os passos dos trabalhadores que chegavam e logo subiam a serra rumo à Hospedaria de Imigrantes do Brás, e o curso até as fazendas – contextualizando os ambientes de trabalho e os momentos de diversão desses imigrantes. Finalizando a mostra, o visitante encontra novamente o porto, por onde são exportadas as sacas de café.

As tarefas dos imigrantes nas lavouras são evidenciadas por meio de um acervo repleto de fotografias, objetos, textos e depoimentos, todos selecionados em conjunto entre as duas equipes dos museus, que dividiram a pesquisa, curadoria e comunicação museológica, em uma parceria inédita. Ao todo, são 17 objetos museológicos, 21 itens dos acervos iconográficos, 21 imagens - sendo nove gigantografias (fotos em formato grande) -, além de áudio ambiente com trechos de depoimentos de história oral, que também estarão transcritos. Para Marília Bonas, diretora executiva do Museu do Café e do Museu da Imigração, “a exposição é uma oportunidade para refletir sobre o passado, conectando tais experiências com a imigração contemporânea, tema fundamental para o desenvolvimento do estado de São Paulo, ontem e hoje”.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br


Exposição Imigrantes do Café

De 14 de novembro até 28 de fevereiro de 2016.
Local: Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo).
Inauguração 14/11, às 11h. (gratuito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário