Serão expostas em outubro no MIS
De 6 a 14 de outubro, o público do MIS poderá conhecer imagens inéditas da coleção do fotógrafo Thomaz Farkas. A exposição provém do livro Thomaz Farkas - DF que será lançado no museu na mesma data. Entrada gratuita.
O MIS, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta Thomaz Farkas - DF uma exposição composta por 21 fotografias preto e brancas de Thomaz Farkas, considerado um pioneiro da fotografia moderna no Brasil. A mostra revelará 13 imagens inéditas capturadas em Brasília: uma parte durante a construção da capital do Brasil e, outra, entre os anos de 1998 e 2000.
Resultado de um intenso trabalho de pesquisa do curador Eder Chiodetto, coordenador da Coleção Ipsis, a exposição marca o lançamento do novo volume do livro homônimo Thomaz Farkas, 4º volume Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira, no dia 6 de outubro, às 19h. Na mesma data será realizado um bate-papo com Eder Chiodetto, Kiko Farkas, filho e editor dos livros de Thomaz, e Juliana de Arruda Sampaio, pesquisadora.
Thomaz Farkas – DF revela duas fases do olhar do fotógrafo Thomaz Farkas: uma, entre os anos 1958 a 1960 ao registrar o trabalhado do Núcleo Bandeirante durante a construção da capital de Brasília; e outra, quando, 40 anos depois, Farkas volta a Brasília e registra o cotidiano da periferia e dos habitantes que fizeram a capital federal surgir embora não tenham sido contemplados no seu projeto modernista.
Sobre Thomaz Farkas
Thomaz Jorge Farkas foi um dos pioneiros da moderna fotografia do Brasil. Nascido em Budapeste no ano de 1924, veio para o Brasil quando criança, em 1930. Seu pai, Desidério Farkas, foi sócio-fundador da Fotoptica, empresa que também viria a dirigir.
Thomaz iniciou sua carreira de fotógrafo na década de 1940 e foi um dos mais expressivos membros do Foto Cine Clube Bandeirante. Em sua obra destaca-se o registro da construção e inauguração de Brasília. Criou em 1979 a Galeria Fotoptica em São Paulo, destinada exclusivamente a exposição de fotografias.
Engenheiro de formação atuou como professor de Fotografia, Fotojornalismo e Jornalismo Cinematográfico da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi também produtor de documentários, entre os quais destacam-se Brasil Verdade, Jânio a 24 Quadros e Coronel Delmiro Gouveia. Morreu em São Paulo, aos 86 anos de idade.
Exposição Thomaz Farkas - DF
[21 fotografias pb, 13 inéditas]
DATA 6 a 14 de outubro. HORÁRIO terças a sábados, das 12 às 21h, domingos e feriados, das 11 às 20h.
LOCAL Espaço Expositivo térreo
Lançamento o livro: Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira 4º volume: Thomaz Farkas
DATA Terça-feira, 6 de outubro. HORÁRIO 19h00
LOCAL Foyer do Auditório
[Realização: Ipsis Gráfica e Editora | Concepção, organização e textos: Eder Chiodetto
| Preço de capa: R$ 50,00 * Edição impressa sob a autorização da Thomaz Farkas Estate, detentora dos direitos autorais juntamente com o Instituto Moreira Salles.]
Bate-papo com Eder Chiodetto Kiko Farkas e Juliana de Arruda Sampaio
DATA terça-feira, 6 de outubro, às 19h30. HORÁRIO 19H30
LOCAL Auditório do MIS [172 lugares]. CLASSIFICAÇÃO livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário