quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Primeiro Olhar - III Festival Internacional de Teatro Para Bebês

08 a 31 de agosto de 2014

Pioneiros do Teatro para Bebês da França, Espanha, São Paulo e Brasília estarão no Brasil para se apresentar e discutir a sua arte na Mostra Primeiro Olhar – III Festival Internacional de Teatro para Bebês – uma iniciativa do Grupo Sobrevento e que acontece de 8 a 31 de agosto de 2014, em São Bernardo do Campo e em São Paulo, COM ENTRADA FRANCA. 

A mostra reunirá espetáculos do francês Laurent Dupont, da Cia. Acta; da espanhola La Casa Incierta, do brasiliense Celeiro das Antas e do Sobrevento, que apresentará Meu Jardim e Bailarina, os dois espetáculos para bebês de seu repertório. 

Tendo como foco a criação no teatro para a primeira infância, esta terceira edição da Mostra Primeiro Olhar favorecerá o intercâmbio de ideias e processos artísticos entre artistas e pesquisadores de diferentes origens e formações, difundindo e consolidando propostas inovadoras de criação teatral que tomam como ponto de partida o direcionamento à primeira infância e buscando estimular a sua multiplicação. Oficinas para jovens artistas, debates e encontros com professores de creches buscarão estimular novas criações de Teatro para Bebês. 
 
A Mostra, que terá lugar no Centro Livre de Artes Cênicas, em São Bernardo do Campo, se estenderá para o Espaço Sobrevento e para creches de São Bernardo e CEUS de São Paulo. 

O III Festival Internacional de Teatro para Bebês contará, ainda, com a premiada escritora e ilustradora francesa de origem iraniana Mandana Sadat, autora do livro que deu origem ao espetáculo Meu Jardim, que discutirá a transposição da Literatura e das Artes Plásticas para o Teatro na palestra Do Livro ao Palco, que acontecerá no dia 29 de agosto, às 19h, no CLAC, em São Bernardo do Campo. Ainda no CLAC, as gravuras que compõem o livro O Jardim de Babai,serão exibidas de 26 a 31 de agosto em uma exposição que se chamará O Jardim de Mandana Sadat.

Em São Bernardo do Campo, a Cultura abriu as portas para nossos espetáculos e nossos Festivais Internacionais de Teatro para Bebês - os primeiros do país -; a Educação promoveu nosso encontro com os professores, funcionários e bebês de todas as creches públicas e conveniadas da cidade e a população acolheu nossas iniciativas com entusiasmo e gratidão. Nada menos que 150 apresentações serão realizadas nas creches municipais até o fim do ano em São Bernardo. Esta é a primeira vez no país, as creches viram um Teatro feito para elas. Em São Paulo, pela segunda vez, os CEUS acolherão o Teatro para Bebês. E querem discutir e aprofundar as discussões sobre a Arte para a Primeira Infância. Devemos isto aos bebês, que têm sido privado de direitos, do acesso à Cultura, da integração social, de uma vida comunitária, vítimas da ignorância, do descaso, do egoísmo, da soberba, de certezas vazias, do cinismo, do utilitarismo, da mercantilização de tudo” - diz Luiz André Cherubini, um dos idealizadores da Mostra. E conclui: “Temos nos afastado de nós mesmos e é na primeira infância que, quando nos sentirmos perdidos, vamos encontrar quem realmente somos”.
Locais:
CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas. Praça São José, 240 – Baeta Neves –
São Bernardo do Campo – Telefone: (11) 4125-0582.
Espaço Sobrevento. Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca –
Telefone: (11) 3399-3589.
Os locais serão adaptados para receber os bebês e seus pais e contarão com assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê.
Duração: Os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos.
Capacidade e recomendação: 80 lugares - destinam-se a um bebê de 6 meses a 3 anos de idade com um acompanhante, em um total de 40 lugares para bebês e 40 lugares para acompanhantes, por sessão.
Ingressos gratuitos, distribuídos meia hora antes de cada sessão (no Espaço Sobrevento) e uma hora antes de cada sessão (no CLAC). É recomendável fazer reserva pelo e-mail info@sobrevento.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário