sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Rei Lear

De William Shakespeare. Tradução e Adaptação Geraldo Caneiro. Direção Elias Andreato

A tragédia de um Rei que envelheceu antes de se tornar sábio traz Juca de Oliveira ao palco do

Teatro Eva Herz. 

Nesta versão criada por Geraldo Carneiro especialmente para Juca de Oliveira, o ator interpreta Lear, suas três filhas e várias personagens da tragédia. É a primeira vez na história do teatro universal que Rei Lear é encenado como espetáculo solo.

Escrita em 1606, por William Shakespeare (1564-1616), a peça narra a trajetória de Lear, Rei da Bretanha, que aos 80 e tantos anos decide dividir o reino entre as três filhas. A cobiça e a ingratidão filial, temas centrais desta obra-prima, a tornam dolorosamente atual.

“Hoje, mais do que nunca, filhos e filhas, modernos clones de Goneril e Regan, continuam expulsando de casa os velhos pais para encarcerá-los em asilos, até a morte. Puro Shakespeare. Puro Rei Lear”, afirma o ator e dramaturgo que já está em seu quarto Shakespeare (Júlio César/1966, Ricardo III/1975 e Otelo/1982).

Dirigido por Elias Andreato, Juca de Oliveira, com mais de 60 anos de carreira e vários prêmios no currículo, celebra com este espetáculo sua paixão e dedicação ao teatro brasileiro. Além da atualidade do tema, característica marcante nos textos do bardo, a montagem traz o ineditismo de ser encenada apenas por um ator.

De acordo com Geraldo Carneiro, a atual adaptação procura recortar os momentos centrais da trajetória de Lear. “Claro que há reduções e supressões que podem provocar alguma estranheza a um especialista. Mas, em contrapartida, talvez, tenhamos o personagem mais próximo de nós, em geral avassalados por sua grandeza. Aqui, Lear é sujeito e narrador de sua própria história. E vemos que o que parecia monstruoso na violência de seu tempo é cada vez mais parecido com os monstros da sociedade contemporânea.”

Na visão do diretor Elias Andreato “o teatro não é apenas indústria ou gesticulação, é imaginação, libertação e amor. Toda vez que um ator pisa num palco, ele perpetua esta paixão e nos oferece o seu coração para que possamos suportar o que temos de mais monstruoso e de mais belo. É assim, através desta exposição, que nos tornamos artistas soberanos. Que o nossoRei Lear seja uma oferenda, uma troca de amizade e de amor entre os homens”.

Livraria Cultura – Conjunto Nacional - 

Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista -

Bilheteria: 3170-4059 / www.teatroevaherz.com.br

Terça a sábado, das 14h às 21h. Domingos das 12h às 19h. Formas de Pagamento: Dinheiro / Cartões de débito – Visa Electron e Redeshop / Cartões de crédito – Amex, Visa, Mastercard, Dinners e Hipecard. Não aceita cheque.

Vendas: www.ingresso.com e 4003-2330

Sextas e Sábados às 21h | Domingos às 19h. 

 Ingressos: R$ 60

Duração: 60 minutos. 

Classificação: 14 anos

 Estreia 18 de Julho - 

Temporada: até 12 de outubro


Nenhum comentário:

Postar um comentário