quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Ruth Rachou 90 anos

Imagem inline 1
Foto Djalma Limongi Batista
Ruth Rachou comemora 90 anos com
programa-homenagem no Sesc Consolação

Imagem inline 2Imagem inline 1Imagem inline 3
                                                                             

Ruth Rachou pertence à geração pioneira da dança moderna brasileira. Da participação no Balé do IV Centenário de São Paulo, início de sua vida profissional, em 1954, o aperfeiçoamento nas técnicas de Martha Graham e Jose Limón, nos Estados Unidos, passando por programas das TVs Tupi e Record, vão mais de 60 anos de contribuições ininterruptas, tanto como bailarina e coreógrafa, quanto no ensino e disseminação da técnica moderna, que lhe conferiram reconhecimento e prestígio na cena contemporânea.
Neste mês de agosto, Ruth Rachou completa 90 anos, comemorados integralmente no Sesc Consolação, com uma programação que,  mais do que prestar homenagem, busca proteger e difundir a história desta mestra que se confunde com a da própria dança moderna no Brasil.
Começa no dia 28, segunda-feira, com duas oficinas – Técnica de Dança Moderna de Martha Graham, ministrada por Rachel Annunciato, que foi aluna e pupila de Ruth Rachou; e Preparação corporal para a Dança, com o filho Raul Rachou, que seguiu os passos da mãe em trabalhar e criar dança. Como ele mesmo diz “é a tradição em transformação”.
Na terça, 29, Ruth Rachou faz uma Aula Magna, acompanhada por Benjamim Taubkin, como acontecia nos anos 1980, antes de o músico se tornar um dos mais conceituados maestros e pianistas do país. Aberta ao público e com a participação dos alunos da Escola de Dança de São Paulo da Fundação do Theatro Municipal, apresenta um compilado da metodologia e técnica de dança desenvolvida ao longo da carreira de Ruth Rachou.
A ação reservada para o dia 30, quarta-feira, é a exibição do documentário Ruth Rachou: Dança Afetos Resistência, sobre a trajetória da artista. Com roteiro de Raul Rachou, Talita Bretas e Osmar Zampieri, responsável também pela captação de imagens e montagem, o filme tem como fio condutor sua carreira como reflexão sobre uma geração que se profissionalizou a partir do Ballet do IV Centenário e encontrou novos mercados de trabalho, desde a recém-inaugurada televisão e a incipiente indústria de cinema (através dos estúdios da Vera Cruz), até o projeto do Teatro de Dança Galpão, fruto de novas iniciativas para políticas públicas da cultura. Após a sessão, acontece um bate-papo com a pesquisadora e crítica de dança, Helena Katz, e com o bailarino e professor, Raul Rachou.
Para o encerramento das comemorações, no Teatro Anchieta, Mariana Muniz, Rachel Annunciato e Raul Rachou apresentam, sequencialmente, três trabalhos coreográficos em homenagem à mestra: Rachel Annunciato dançaVivências, obra de Ruth Rachou, inspirada em Isadora Duncan, que estreou, em 1976, na Sala Galpão, um espaço no Teatro Ruth Escobar, financiado pelo governo do Estado de São Paulo, exclusivamente para acolher os acontecimentos da dança, aulas, conferências, exibição de filmes e apresentações de caráter experimental, em meio à Ditadura Militar.
Em seguida, a atriz, bailarina e coreógrafa Mariana Muniz interpreta Speranza!, em releitura da personagem Dona Esperança, criação de Ruth Rachou e José Possi Neto para o espetáculo Sonho de Valsa, de 1979, uma mulher presa em seu limitado e solitário mundo doméstico que, sonhando, se descobre dona de uma subjetividade passível de grande transformação interior.
Duas ou três coisas que eu sei dela, solo de Raul Rachou, que tem como universo de pesquisa e inspiração a história artística de Ruth Rachou, fecha a noite e encerra as homenagens e comemorações.
Idealizado pelo MUD – Museu da Dança, sob organização de Talita Bretas e Natalia Gresenberg, a proposta “Ruth Rachou 90 anos”, realizada pelo  Sesc São Paulo, integra o Projeto contemplado pela 21º Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança.

Ruth Rachou 90 anos - De 28 a 31 de agosto
Sesc Consolação - Rua Doutor Vila Nova, 245 - fone 3234-3000

Nenhum comentário:

Postar um comentário