terça-feira, 20 de junho de 2017

Mostra “Olhares Sobre o Refúgio”


Mostra internacional de cinema inaugura celebrações do Dia Mundial do Refugiado no Brasil


A Mostra “Olhares Sobre o Refúgio” apresenta três documentários curta-metragem da artista multimídia Sonia Guggisberg sobre a vida dos refugiados na Grécia dentro e fora dos campos.

22 de Junho ás 19:00 no Cinesesc
Rua Augusta, 2075
Evento Gratuito

Evento Gratuito - retirada de ingresso 1 hora antes.

/Sonho Migrante 9"58' minutos

Filmado em Malta e Lampedusa em outubro de 2015.
Neste vídeo documental as captações feitas na ilha de Lampedusa interrogam a realidade e os espaços vazios que o acompanha. É um mapa visual e sonoro que mostra um pouco da realidade sobre a onda de migrações na Europa. "Sonho Migrante" apresenta uma perspectiva real porém humanística que dá a oportunidade de ouvir as vozes e os sonhos do refugiado. Imagens do cemitério de barcos dos migrantes em Lampedusa se apresentam como vestígios dos sonhos. As cenas da água, mostram o trajeto percorrido pelos barcos entrando no porto de Lampedusa. A fluidez é intercaladas com narrativas locais onde o equilíbrio entre o afundar e o flutuar transmite a tensão entre o medo e esperança. Por fim, se mostra o sentido humano e este emerge para salientar uma questão política. Neste trabalho não é somente a questão das migrações que se mostra, mas de pessoas que mostram as suas vozes, falam de seus sonhos e de sua intimidade.
/ Ponto de Encontro, 9 minutos

Filmado no centro de Atenas em dezembro de 2015.
O filme mostra a cena de um senhor grego tocando e cantando uma música tradicional grega intercalada com o depoimento de um refugiado afegão que descreve, em plena exaustão, como está sua vida após a travessia e o fechamento da fronteira.
Teaser: https://vimeo.com/177408509

/ Sonho em Skaramanga 9"32' minutos


Filmado em Ioanninna e em Atenas em novembro de 2016.
Com imagens captadas dentro dos campos de refugiados Kastikas (Ioanninna no norte da Grécia) e Skaramanga (Atenas), este filme mostra o estado de suspensão que se apresenta dentro dos campos. Em locais afastados dos centros urbanos e mantidos com fundos da União Européia, os refugiados se encontram confinados em containers ou barracas. Vivem o luto de suas famílias, a falta de suas casas e amigos, a ausência de nacionalidade e de documentos, a escassez financeira e a impossibilidade de um horizonte novo a curto prazo. O filme mostra pessoas contando sobre seus sonhos e desenhando seus trajetos de onde vieram. Falam de suas experiências e apontam para onde desejam ir. As cenas são captadas com som direto e intercaladas com músicas trazidas de seus países de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário