terça-feira, 4 de agosto de 2015

" A Máquina Tchekhov"

Estreia dia 08 de agosto

Instituto Cultural Capobianco.

A MÁQUINA TCHEKNOV
Direção de Clara Carvalho e Denise Weinberg

No elenco:
Ariana Sliva, Brian Penido, Dinah Feldman, Emmílio Moreira,
Fernando Poli, Fernando Rocha, Mariana Muniz e Michel Weisman



Depois de mais de 25 anos trabalhando juntas como atrizes,
Clara Carvalho e Denise Weinberg dividem sua primeira direção

A história de um grande autor, um homem que abrigou em sua carne e em sua alma durante toda a sua vida dois personagens que travaram uma batalha atroz – o médico e o doente. Na atmosfera silenciosa de uma casa, Anton Tchekhov, frágil em seus derradeiros momentos de vida, recebe a visita de suas criaturas. Um cenário onírico em que as suas personagens, vindas de peças diferentes, através de diálogos bem-humorados e surpreendentes se reencontram, se desencontram, se retratam, se destratam, e se acercam para um acerto de contas com o seu criador.

Escrita em outubro de 2000, por Matei Visniec, dramaturgo romeno radicado na França desde 1987, A Máquina Tchekhov se debruça sobre a obra de Anton Tchekhov (1860–1904), grande dramaturgo, contista e romancista russo cujos textos influenciaram toda a moderna literatura ocidental.

Em sua peça, Visniec nos apresenta o próprio Tchekhov como uma personagem:
ele é o dramaturgo doente, quase moribundo, sendo visitado pelas personagens de suas peças, antes de morrer. Personagens de suas grandes peças como Tio Vânia, de Tio Vânia, Irina, de As Três Irmãs e Liubov Ravenskaia, de O Jardim das Cerejeiras, aparecem para um acerto de contas final com o criador, tentando entender seus destinos, sofrimentos e os desfechos de suas vidas ficcionais, numa belíssima sequência de chegadas e partidas. A peça é também uma investigação sobre a escrita e o processo de criação de Anton Tchekhov.

Nas palavras do próprio Visniec: “Por que A Máquina Tchékhov? Porque seu teatro é uma máquina de triturar destinos. Eu proponho um olhar sobre essa máquina para ver como ela funciona, por que ela não pára nunca, por que suas vítimas raramente protestam, por que o próprio Tchekhov se deixou devorar por ela... Proponho também um diálogo com Tchekhov, uma maneira de entrar em contato com suas técnicas de escrita... Uma vez que você está dentro da “máquina Tchekhov”, podemos nos “comunicar” quase que diretamente com Tchekhov, pois ele é o personagem principal. Quis escrever uma peça à parte, uma peça que pudesse emocionar mesmo as pessoas que não conhecem a obra de Tchekhov, como uma homenagem a um dramaturgo que me marcou muito e um esforço desesperado do autor Visniec de compreender alguma coisa sobre o mistério da escrita”.

A montagem deste espetáculo foi realizada através do Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura, que também aportou projetos como Urinal, Consertando Frank, Esplêndidos e Salamaleque.

 Instituto Cultural Capobianco - Teatro da Memória (50 lugares) 
Rua Álvaro de Carvalho, 97, Centro (próx. ao metrô Anhangabaú) - (11) 3237.1187
Bilheteria: abre duas horas antes do início do espetáculo, nos dias de apresentação.
Sábado e domingo. Pagamento em cheque, cartão ou dinheiro.
Vendas: www.compreingressos.com / (11) 2122.4001
Sábados 21h e Domingos às 19h. Ingressos: R$ 20 
Duração: 90 minutos. Recomendação: 12 anos
Estreia dia 08 de Agosto. Temporada: até 25 de Outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário