quarta-feira, 2 de maio de 2018

Boca do Céu 2018

Reúne contadores de histórias de vários lugares do mundo entre os dias 22 e 26 de maio

Em sua 8ª edição, o Boca do Céu - Encontro Internacional de Contadores de Histórias traz 6 artistas internacionais, mais de 40 convidados brasileiros e cerca de 100 atividades distribuídas em mais de 6 espaços culturais da cidade. O Sesc Bom Retiro recebe as Noites de contos, uma série de espetáculos com convidados internacionais.

“Contar histórias é uma arte que existe desde o começo dos tempos, que viaja pelas épocas e lugares da humanidade”. Regina Machado, curadora e idealizadora do encontro

Contadores de diferentes culturas se unem para celebrar as tradições orais de seus países na oitava edição do BOCA DO CÉU - ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS, que ocorre de 22 a 26 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Sesc Bom Retiro, no Auditório Ibirapuera, nas Fábricas de Cultura, na Cinemateca Brasileira e no Itaú Cultural. A programação do evento tem cerca de 100 atividades gratuitas, entre espetáculos, oficinas, rodas de conversas e intervenções artísticas.

Com o objetivo de propiciar ao público diferentes formas de contato com a arte da narração oral, a programação está dividida em oito eixos temáticos, que refletem diferentes “urgências poéticas”. São eles: Percurso – processos de criação de contadores de históriasUrgências poéticas em diferentes escutas: questões de acessibilidadeUrgências de encontros – festivais de contadores de histórias no BrasilUrgências de pertencimentoraízes ameríndias na alma brasileira,Multiplicidade cultural – vozes de outros povos e Raízes africanas na alma brasileira e Urgências poéticas na Educação.

“O Encontro é estruturado a partir da Abordagem Triangular para o Ensino e Aprendizagem da Arte elaborada por Ana Mae Barbosa. “Isso significa, antes de mais nada, que a Arte Narrativa é considerada como fenômeno das culturas humanas que ocupa um lugar ao lado das Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e artes midiáticas e multilinguísticas contemporâneas”, comenta a curadora Regina Machado.

Criado em 2001, o Boca do Céu é considerado o maior encontro de contadores de histórias do Brasil. A última edição do evento bienal, que ocorreu em 2016, ofereceu atividades com mais de 80 artistas nacionais e 9 contadores estrangeiros, e recebeu 10,3 mil pessoas ao longo de oito dias de programação.

Destaques da programação
Para trazer à tona todos esses temas, o Encontro fomenta uma pluralidade de vozes de sete países. Os convidados internacionais são Nacer Khémir (Tunísia),Charlotte Alston (Estados Unidos), Ana Sofia Paiva (Portugal), Mercedes Carrión (Peru), Malika Halbaoui (Marrocos) e Pépito Matéo (França). Já o time de artistas brasileiros é formado por André GravatáCristino WapichanaDaniel D'AndreaEric ChartiotMarcus BorjaMarcelo D'SaleteRosana ReáteguiTeatro GriôTião CarvalhoVinícius Mazzon e muitos outros.

Um dos destaques da programação são as Noites de contos, que ocorrem no Sesc Bom Retiro, durante as quais artistas nacionais selecionados por meio de um edital e os narradores estrangeiros se apresentam para pessoas de todas as idades. Na terça-feira, 22 de maio, a estadunidense Charlotte Alston conta histórias tradicionais e contemporâneas africanas enquanto toca instrumentos como djembe, mbira, shekere ou a kora de 21 cordas. Já a portuguesa Ana Sofia Paiva narra histórias de dentro e fora de sua terra-natal, centrando-se na musicalidade da performance oral.

Na noite da quarta, 23 de maio, as atrações principais são a peruana Mercedes Carrión, uma das narradoras com mais tradição na cena oral, e o francês Pépito Matéo, um dos mais representativos contadores da França, ator e estudioso da Arte da Palavra, que constrói narrativas incluindo contos tradicionais e criando ambientes como um pronto-socorro ou uma prisão, falando de temas como a morte e a velhice.

contadora-cantadeira, poeta slam e letrista de canções Malika Halbaoui, nascida no Marrocos, usa corpo e voz no espetáculo da quinta-feira, 24 de maio. O segundo convidado principal da noite é o contador, diretor de cinema e escritor Nacer Khémir, que apresenta as histórias contadas por sua mãe na infância e a cultura de seu país. Ele também é homenageado com uma mostra de seus filmes, que ocorre na Cinemateca Brasileira, de quarta-feira a domingo. No dia 27, Nacer participa de um debate sobre sua obra.

Outra atividade do encontro é a oficina Despertar através da cultura popular, em que o mestre maranhense Tião Carvalho ensina ao público uma série de danças populares, como ciranda de roda, bumba-meu-boi, tambor-de-crioula e maculelê. O minicurso, que não demanda inscrições prévias, acontece durante todos os dias na Oficina Cultural Oswald de Andrade, às 8h.

A Oswald de Andrade também recebe, na quinta, 24 de maioa tarde Danças, cantos e contos de culturas do mundo, em que grupos de várias nacionalidades são convidados para compartilhar suas histórias e ensinar danças e cantos tradicionais, sempre com foco na narrativa. Ao longo da semana, o espaço também sediaRodas de conversa sobre os temas trazidos pela atual edição do evento. Dois convidados especiais para esses debates são quadrinista e professor Marcelo D'Salete (autor do livro em quadrinhos Angola Janga) e o premiado escritor Cristino Wapichana, que desenvolve atividades e vivências culturais, educativas e recreativas sobre a cultura indígena.

Famílias e crianças têm espaço especial na programação. No sábado, 26 de maio, o Sesc Bom Retiro recebe Minha aldeiado grupo Teatro Griô (Salvador/BA). Para aquecer os ouvidos do público infantil, a Trupe Alumiada (Campinas/SP) e a contadora Tâmara Bezerra (Fortaleza/CE) contam suas histórias antes do espetáculo.

O tema da acessibilidade na arte é uma grande preocupação do encontro. Na quarta-feira, 23 de maio, a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe o Questões de acessibilidade, três rodas de conversa, com participação do Grupo Mãos de FadaCarla Mauch, coordenadora da ONG + Diferenças, Bruno RamosThalita Passos ePatrícia Torres. Essa série de bate-papos e as sessões das Noites de contos no Sesc Bom Retiro terão tradução simultânea em Libras - Linguagem Brasileira de Sinais.

Celebrando o encerramento de mais uma edição do Boca do Céu, na sexta-feira, 25 de maio, o Auditório Ibirapuera recebe o espetáculo inédito Todo nó cego eu desato, preparado especialmente para o Encontro. O espetáculo reúne artistas convidados, músicos e contadores de histórias, além das crianças da Oca Escola Cultural, de Carapicuíba, com seus tambores e a narração de um romance da cultura popular brasileira.

BOCA DO CÉU - ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS
De 22 a 26 de maio. Classificação: Livre Ingressos: Grátis (sujeito à lotação dos espaços)

Oficina Cultural Oswald de Andrade - Oficinas, rodas de conversa, rodas de histórias, espetáculos de narração
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro. Telefone: (11) 3222-2662. Tem acessibilidade.

**** Sesc Bom Retiro - Noite de Contos
Alameda Northmann, 185 - Bom Retiro. Telefone: (11) 3332-3600 - Capacidade: 291 lugares
Bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Tem acessibilidade.

Dia 22 de maio, às 20h - Charlotte Alston (Estados Unidos) e Ana Sofia Paiva (Portugal)
Dia 23 de maio, às 20h - Mercedes Carrión (Perú/Espanha) e Pépito Matéo (França)
Dia 24 de maio, às 20h - Malika Halbaoui (Marrocos/França) e Nacer Khémir (Tunísia/França)
Abertura às 19h com contadores nacionais

Dia 26 de maio – Contadores Selecionado via Edital
Trupe Alumiada (Campinas/SP), às 11h
Tâmara Bezerra (Fortaleza/CE), às 11h30

Espetáculo de Narração para Crianças e Famílias
Teatro Griô (Salvador/BA) – Espetáculo Minha Aldeia, às 12h

**** Auditório Ibirapuera - Todo nó cego eu desato - Capacidade: 806 lugares
Dia 25 de maio, às 20h.
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque do Ibirapuera. Telefone: (11) 3629-1075
Bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Tem acessibilidade.

**** Cinemateca Brasileira - Mostra de cinema Nacer Khémir - Capacidade: 210 lugares
De 24 a 26 de maio, às 19h e 21h e 27 de maio, às 16h, 18h e 20h
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Tem acessibilidade.
Programação completawww.cinemateca.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário