segunda-feira, 23 de outubro de 2017

“Rio Mais Brasil, o Nosso Musical”

Riomais_LeoAversa-232.baixajpg.jpg
Foto: Divulgação
Produção robusta, Rio Mais Brasil parte de
Darcy Ribeiro para falar da diversidade da
música brasileira, seus timbres e sotaques


Espetáculo - que tem como ponto de partida o livro ‘O Povo Brasileiro’, de Darcy Ribeiro - é estrelado por Cris Vianna, Leonardo Vieira, Danilo de Moura, Danilo Mesquita e mais 16 atores multi-instrumentistas. Foram 500 candidatos nas audições e 700 horas de ensaio. Produção robusta, conta com três toneladas de som, luz e cenografia, além de um figurino caprichado com mais de 100 peças e adereços. Musical inovou ao possibilitar a participação do público na criação do roteiro final.

Idealizado por Gustavo Nunes, com direção de Ulysses Cruz e autoria de Renata MizrahiRio mais Brasilo Nosso Musical estreia dia 3 de novembro, sexta-feira, às 21 horas, no Teatro Frei Caneca. A proposta é mostrar um país rico em musicalidade e contrastes. O povo brasileiro é o protagonista, com sua pluralidade, complexidade e sincretismo, livre de estereótipos. Uma gente que enverga, mas não quebra. A Turbilhão de Ideias Entretenimento, responsável por Cássia Eller, o Musical, assina a produção.

Com direção musical de Carlos Bauzys e Daniel Rocha, tem direção de arte cenografia de Veronica Valle e figurino de Carol Lobato. No elenco,Cris Vianna (Dança dos Famosos, 2017, do Domingão do Faustão e novela A Regra do Jogo, TV Globo), Leonardo Vieira (Os Dez Mandamentos, 2016, TV Record), Danilo de Moura (protagonizou o musical Tim Maia, Vale Tudo - O Musical, 2016), Danilo Mesquita (Rock Story, 2016, TV Globo) e mais 16 atores multi-instrumentistas, selecionados entre 500 candidatos de todas as regiões do país.

O Rio de Janeiro, como um epicentro cultural do país, foi a inspiração e o ponto de partida de Gustavo Nunes, em 2014, três anos antes da estreia para o público. O projeto foi adiado por falta de patrocínio, mas a adversidade se transformou numa aliada: o tempo de espera foi importante para o produtor amadurecer a temática e realizar um trabalho robusto que abrangesse a cidade não apenas como um ícone, mas como síntese do Brasil. Para a condução do musical, convidou o Ulysses Cruz que, de acordo com Nunes, reuniu todos os requisitos para dirigir a produção: experiência, bom gosto e ousadia. Com o patrocínio master da Ourocap, a primeira temporada do musical aconteceu em julho de 2017, no Rio.

“Rio Mais Brasil, o Nosso Musical” teve como base o livro O Povo Brasileiro, que o antropólogo Darcy Ribeiro lançou em 1995. “O resultado é uma obra com um olhar focado na musicalidade do país, revelando também as origens e a formação de nossa identidade”, diz Gustavo Nunes. “Eu atormentei a Renata Mizahi (autora) porque queria um Rio diferente de tudo que já havia sido feito. O desejo era a representação da primeira arquibancada da Sapucaí, dos bailes do subúrbio onde tocam charm - e que reúnem pessoas de todos os cantos do país – dos pontos de ônibus lotados com vendedores ambulantes ao redor. Costuramos esse imaginário, que não se limita à zona Sul, com o livro do Darcy”, explica o diretor.

Para Gustavo Nunes, à frente da produtora Turbilhão de Ideias Entretenimento, especializada no segmento, falar sobre a realidade brasileira conjugando alegria e reflexão norteou todo o processo de Rio Mais Brasil. “Queremos, por meio da arte, repensar o Brasil”. Ulysses Cruz reforça: “tratamos sobre questões atuais de maneira crítica, sob a perspectiva da esperança. A cultura brasileira mexe com o espectador porque o ajuda a compreender seu valor. Fazemos uma espécie de chamamento para quem assiste se envolver com a arte”.

Sinopse : “Rio Mais Brasil, o Nosso Musical” mostra um retrato da riqueza musical de nosso país, com músicas de todas as regiões e variados ritmos. Conta a história de um produtor e de uma diretora de cinema que decidem realizar um filme que retrate nossa gente. Ficção e realidade se mesclam no desenvolvimento do roteiro. O projeto movimenta uma seleção de elenco que atrai artistas de todas as regiões, mas o cancelamento da verba de produção pode colocar a ideia em risco.

RIO mais BRASIL, o nosso musical - Estreia dia 3 de novembro, sexta-feira, às 21 horas, no Teatro Frei Caneca. Shopping Frei Caneca. Temporada - de 3/11 a 26/11, sexta e sábado às 21 horas, domingo às 19 horas. Espetáculos dias 3, 4 e 5 de novembro; 10, 11 e 12 de novembro; 17, 18 e 19 de novembro; 24, 25 e 26 de novembro. Ingressos - R$ 100,00 e R$ 50,00 (meia). Vendas de ingresso: https://www.ingressorapido.com.brClassificação etária: 12 anos. Duração: 105 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário