domingo, 9 de abril de 2017

Apareceu a Margarida

A atriz e produtora Marília Medina estará em cartaz na Caixa Cultural São Paulo com o monólogo Apareceu a Margarida, dirigida por Bruno Garciaa partir de 6 de abril.
O texto de Roberto Athayde foi apresentado pela primeira vez nos palcos há 40 anos (por Marília Pêra sob a direção de Aderbal Freire-Filho) e segue como um mais encenados do Brasil no exterior – 300 montagens em mais de 30 países. Dona Margarida é uma professora bastante rígida e cheia de contradições que convida o espectador fazer a uma série de reflexões sobre o poder. Esta é a segunda parceria da atriz e do diretor, ambos bastante conhecidos por papéis no teatro, cinema e televisão. As apresentações são gratuitas. 

Sob direção de Bruno Garcia, Marília Medina
vive professora cheia de contradições em
Apareceu a Margarida, na Caixa Cultural São Paulo


Texto de Roberto Athayde, um clássico do teatro contemporâneo brasileiro, com mais de 300 encenações em 30 diferentes países, discute relações de poder por meio do jogo cênico estabelecido pela personagem-título e a plateia.

Silêncio! A professora acaba de entrar na sala de aula com seu tom de voz firme e cheia de certezas sobre matemática, biologia e até assuntos que fugiriam da grade curricular. Os alunos são os espectadores, convidados a entender o que há por trás da série de impressões sobre aquela mulher. Alternando humor ácido e crítica, o espetáculo Apareceu a Margarida cumpre temporada na Caixa Cultural São Paulo,de 6 até 16 de abril, de quinta-feira até domingo, sempre às 19h15. A entrada é franca e o patrocínio é da Caixa Econômica Federal.

Dona Margarida é encenada pela atriz e produtora Marília Medina (participou do humorístico Pé na Cova, da TV Globo) é dirigido pelo também ator Bruno Garcia (seu mais recente papel foi como Aristides em Nada Será como Antes, da TV Globo). A montagem comemora 10 anos nos palcos, com passagens por festivais de teatro e diversos cidades brasileiras. “Somos amigos há muito tempo, e foi ela quem me apresentou o texto do Roberto Athayde (tradutor de O Mistério deIrma Vap), escrito em 1973. A princípio montamos uma cena para um projeto do Michel Melamed, mas percebemos o grande potencial do espetáculo”, explica Garcia.

O monólogo, que aposta na percepção do público, na riqueza do texto e no trabalho de atuação, é um dos trabalhos mais prestigiados do teatro contemporâneo brasileiro. A primeira versão para os palcos foi protagonizada há 40 anos por Marília Pêra, com direção de Aderbal Freire-Filho“É um texto que nunca perde a atualidade, nunca fica datado. Foi o que percebemos em 2007, e é o que estamos constatando agora, pois ainda serve para refletirmos sobre relações de poder”, revela o diretor. Marília pondera que a obra provoca leituras abertas. “Encenamos o texto de uma maneira bem naturalista. Dona Margarida provoca os alunos quando sugere a passividade de alguns. São também reflexões sobre como agir dentro dos padrões e pensar fora da caixa”, pontua.

Dona Margarida parece imperativa. Escreve seu nome no quadro para que fique na memória dos alunos. Por trás de sua figura aparentemente ameaçadora, existem camadas a serem descobertas pela plateia. “A nossa Dona Margarida é lúcida, pura lucidez levada ao extremo. Dizem que ela é louca, mas discordo. Ela é puro instinto animal, é livre. Como Nietzsche definiu, é preciso respeitar, conhecer e hierarquizar os próprios instintos animais desvencilhando-se da lógica e da moral religiosa para se entregar assim ao que ele chamou de ‘o instinto fundamental que fortalece o Homem’”, afirma a atriz.

A temporada de Apareceu a Margarida na Caixa Cultural São Paulo reflete, na opinião do diretor, a maturidade desta parceria. “A Marília é uma excelente atriz e a trajetória longa da peça contribuiu bastante para que ela tivesse domínio total da personagem. Ela é surpreendente e muito segura, especialmente porque a peça nunca é a mesma”, conta Bruno Garcia. Marília, que também assina a produção, completa: “Bruno é muito talentoso, múltiplo. Esta é nossa segunda parceira e já estamos planejando a terceira. É prazeroso trabalhar com ele”.

Apareceu a Margarida
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro) – próximo à estação Sé do Metrô
Data: de 6 a 16 de abril de 2017 (quinta-feira a domingo) Hora: 19h15. Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: 14 anos Capacidade: 80 lugares Duração: 75 minutos
Entrada franca (ingressos distribuídos a partir das 9h do dia da apresentação, limitados a um par por pessoa)
Acesso para pessoas com deficiência. Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Apoio Cultural: Dedetizadora e Desentupidora Ribeira (11) 3207-6102

Nenhum comentário:

Postar um comentário