quinta-feira, 28 de julho de 2016

Neva

Foto - Renato Mangolin
Primeira montagem brasileira do texto mais famoso do dramaturgo chileno, a peça tem tradução assinada por Celso Curi e direção de Diego Moschkovich


Terceira montagem do Núcleo de Criação Isso Não É Um Grupo, NEVA, texto do premiado dramaturgo chileno Guillermo Calderón, tem estreia dia 13 de agosto, sábado, às 21 horas, no Centro Cultural São Paulo. O projeto foi selecionado no 3º Prêmio Zé Renato e possui texto que ficcionaliza uma Rússia histórica e faz uma reflexão crítica e sarcástica acerca do teatro e suas limitações para dar conta do drama privado da morte e, sobretudo, do drama público da violência política, problematizando a função e o sentido da arte frente aos contextos sociais e políticos nos quais ela se insere. Diego Moschkovich dirige o elenco formado porErnani Sanchez, Flavia Melman e Michelle Gonçalves. A tradução do texto é de Celso Curi.

No inverno de 1905, em São Petesburgo, a atriz Olga Knipper, primeira atriz do Teatro de Arte de Moscou, fundado por Stanislavski, vive o luto da morte de seu marido, o dramaturgo Anton Tchekhov e recebe a ajuda dos atores Masha e Aleko para prosseguir o ensaio da peça “O Jardim das Cerejeiras“, último texto escrito pelo esposo. Eles aguardam a chegada dos outros atores da companhia na sala de um teatro, enquanto do lado de fora está acontecendo o Domingo Sangrento, massacre em que boa parte dos manifestantes foi cruelmente assassinada pela guarda do Czar. A montagem do Isso Não É Um Grupo articula realidade e ficção, história e momento atual em uma provocação sobre as possibilidades e o sentido de se fazer teatro atualmente.

Os atores,   Ernani Sanchez, Flávia Melman e Michelle Gonçalves, darão vida aos personagens de NEVA em um espaço reduzido. O público  ficará próximo à área cênica, disposto em duas arquibancadas frente a frente. Essa escolha contradiz a situação do texto, em que os três atores estão sozinhos dentro do teatro. O espectador é colocado no campo de visão de quem assiste e de quem atua. “Dessa maneira, fica exposta a realidade de que existe uma vida do lado de fora e esta se torna mais próxima e presente do que inicialmente imagina-se e do que, talvez, lhes seja possível suportar naquele momento. Elementos cênicos, visuais e sonoros são econômicos e precisos, centrando o desenvolvimento da ação no jogo entre os atores”, diz o cenógrafo e iluminador Rafael Souza.
  
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - Anexo da Sala Adoniran Barbosa – Rua Vergueiro, 1000 – Estação de metrô Vergueiro. Telefone (11) 3397-4002. Bilheteria – de terça a sábado, das 13h às 21h30; e domingos, das 13h às 20h30. Ingressos vendidos online pela www.ingressorapido.com.br ou pelo telefone 4003-1212. Acesso para deficientes físicos. www.centrocultural.sp.gov.br 
Duração - 80 minutos. Recomendado para maiores de 12 anos. Temporada - Até 4 de setembro, sextas e sábados, às 21 horas, e domingos, às 20 horas. Capacidade - 62 lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário