terça-feira, 14 de junho de 2016

Chocolate (Chocolat)

“CHOCOLATE” INTEGRA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL VARILUX 2016

Imperdível! Nos dias atuais a diversidade e ações contra o preconceito, o filme traz uma leitura do início do século XX. Divertido e profundo.

Dirigido pelo ator Roschdy Zem e estrelado por Omar Sy, filme conta a história do primeiro artista negro a ficar famoso da França.

Inspirado no livro do historiador francês Gérad Noiriel, “Chocolate” conta a história de um escravo negro que na Paris do século 19 se torna um famoso artista de circo. Ao formar dupla com Footit, um artista branco, ele se transformou em um dos personagens mais populares da cena parisiense durante mais de 20 anos.
Astro francês desde o sucesso de publico “Intocáveis” (2011, distribuído no Brasil pela Califórnia), Omar Sy conheceu a história de Chocolate pelo livro de Noiriel e se apaixonou pela trajetória do primeiro negro na França a conhecer o sucesso. “A história de Chocolate me tocou. Nascer escravo, fugir e se tornar um artista é um percurso inacreditável. Imagina a dose de coragem e trabalho que ele precisou ter para chegar lá. Achei igualmente interessante a história de sua chegada ao sucesso e de sua queda. Chocolate fazia rir através dos estereótipos que haviam sobre os negros. Quando esses estereótipos começaram a ser questionados pela sociedade, as pessoas não o achavam mais engraçado. Isso foi bom para todas as vítimas de racismo, mas de uma certa forma, foi ruim para ele e ele caiu no esquecimento. Chocolate era um artista. Queria que sua vida, seu trabalho e seu talento fossem reconhecidos”, comenta Omar.

Após viver a experiência de interpretar um personagem em um filme de ficção com “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”(2014), Omar Sy se viu empolgado com a possibilidade de fazer um filme de época. “Mergulhar no passado e em uma época que já existiu é como viajar no tempo. Foi muito agradável. Acho incrível essa oportunidade porque filmes de época com bons papeis para homens negros são uma raridade. Sem falar que em filmes de época o figurino é algo que me empolga. Durante as provas eu me sentia como em um novo encontro com Chocolate, antes mesmo do início das filmagens. A partir do momento que eu vestia o terno, minha postura se modificava. A equipe de figurinistas fez um trabalho impecável, minucioso”, complementa.
Para viver um artista de circo, Sy se preparou durante quatro semanas ensaiando com circenses profissionais para aprender as particularidades, a mecânica, o ritmo e os movimentos de um palhaço.

“Tive que aprender como movimentar meu corpo como um palhaço. Pesquisei, pratiquei muito. Foi extenuante, mas maravilhoso. Adoro essa parte da preparação. E depois, durante as filmagens, fui afinando junto com o Roschdy [o diretor] e encontramos um equilíbrio”, explica.
Já o diretor e ator Roschdy Zem não conhecia a história dos artistas de circo Footit e Chocolate até receber o roteiro do filme e ser convidado para comandar o projeto.  Ele aceitou levar essa extraordinária história aos cinemas porque ficou empolgado com a possibilidade de filmar a Paris do século 19 e, ao mesmo tempo, contar a história da forte amizade entre dois homens completamente diferentes. Nas palavras do diretor, “Chocolate conta a história de uma dupla que se encontra, cria junto e que a vida separa. Mas conta também a história da emancipação de um homem – Chocolate – que descobre a vida, se torna um adulto, conhece a maturidade e também certa amargura. O filme também conta a história da França. Sem apontar culpados nem fazer acusações. Chocolate marcou a sua época e foi esquecido. Ele não foi o único, e contar a sua história nos permite conhecer melhor o nosso passado. Sempre achei que conhecer o passado é essencial para compreender o presente”.

Para interpretar o companheiro de Chocolate, Footit, o diretor queria um ator que conhecesse mais a fundo as artes circenses. Assim, convidou o suíço James Thierrée, neto de Charlie Chaplin, que além de ator é também dançarino, acrobata e músico. O diretor deu carta branca ao ator na elaboração das cenas de circo: “Thierrée possui conhecimento de direção, cenário e coreografia. Quem melhor para elaborar essas cenas? Apenas pedi para que ele incluísse alguns toques de modernidade. Durante as filmagens tentei criar um ambiente em que ele se sentisse o mais confortável e livre possível e disse ‘se você se divertir fazendo, nós nos divertiremos também’. O resultado foi tão bom que durante a montagem me vi tendo que escolher uma entre várias cenas maravilhosas. Infelizmente não podemos incluir todo o material na versão final”, complementa Roschdy.
As filmagens duraram 12 semanas e o longa foi todo rodado em Paris. A produção começou seis meses antes e foram feitas inúmeras pesquisas em documentos, quadros e filmes antigos para a escolha de cores, tecidos e vestuário na tentativa de recriar a atmosfera da capital francesa do final do século 19. Sobre algumas de suas referências cinematográficas para a elaboração do filme o diretor lembra algumas sequências de “Piaf - Um Hino ao Amor” (2007), de Olivier Dahan como referencia para direção e “Barry Lyndon” (1975), de Stanley Kubrick para o tratamento da imagem, por exemplo.
Chocolate | Chocolat
Rafel Padilha nasceu em Cuba em 1868 e foi vendido quando ainda era criança. Anos depois ele consegue fugir e é encontrado nas docas por um palhaço que o coloca nas suas apresentações. Em seguida, Padilha passa a ser conhecido como Chocolat, tornando-se o primeiro artista circense negro na França, um grande sucesso no final do século 19.

Direção: Roschdy Zem Elenco: Omar Sy, James Thiérrée, Clotilde Hesme
Gênero: Drama País: França  Ano: 2016
Duração: aprox. 110 min Previsão de estreia: 21/07/2016

Trailer: https://youtu.be/ZkbMfYgZkzc

Nenhum comentário:

Postar um comentário