Banda Urbana
faz show da nova temporada do coletivo Movimento Elefantes
Dia 22, segunda-feira, às 21h, na Central das Artes
Tendo como principais influências as grandes big bands brasileiras e americanas, a Banda Urbana apresenta novos arranjos para composições consagradas no show que acontece em 22 de julho (segunda-feira), às 21h, na Central das Artes. A apresentação faz parte da nova temporada de shows do Movimento Elefantes, do qual a Banda Urbana faz parte.
A Banda Urbana, formada por 13 músicos da cena instrumental paulistana, tem como característica o refinamento na execução das músicas, com sofisticação dos arranjos, mas sem perder o suingue. No repertório estão músicas de consagrados compositores brasileiros, como: ‘Ladeira da Preguiça’ (Gilberto Gil), ‘Embalo’ (Tenório Junior), ‘Casa da Sogra’ (Lea Freire), ‘Mistérios’ (Joyce e Maurício Maestro), ‘Samba de Orfeu’ (Luis Bonfá), ‘Beiral’ e ‘Samba Dobrado’ (ambas de Djavan), além de ‘Donna Lee’, do saxofonista e compositor norte-americano Charlie Parker.
Banda Urbana
Em atividade desde 2006, a Banda Urbana é formada por 13 músicos da cena instrumental paulistana e tem como principais influências as grandes big bands brasileiras e americanas, como a Banda Savana, Banda Mantiqueira, Thad Jones & Mel Lewis Orchestra e Maria Schneider Jazz Orchestra. Seu primeiro CD intitulado “Banda Urbana” foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira do ano de 2012. Atualmente está em fase de produção de seu próximo CD, homenageando a música de Johnny Alf.
A Banda Urbana já tocou em importantes espaços da música instrumental nacional e internacional, como: 3ª e 4ª Mostra Brasil Instrumental (Tatuí), diversas unidades do Sesc São Paulo; Festival Savassi Jazz (Belo Horizonte), Festival Caxumbú Mais Jazz, participou de turnê nos Estados Unidos na cidade de Nova York e em diversas cidades do estado de New Jersey tocando desde em High Schools até Jazz Clubs e Universidades de música como NYU (New York University) e Rutgers (New Jersey).
Movimento Elefantes
Movimento Elefantes é um coletivo de bandas de sopro (orquestras ou big bands) integrado por onze grupos paulistas: Banda Urbana, Projeto Coisa Fina, Projeto Meretrio, Big Band da Santa, Grupo Comboio, Orquestra HB, Banda Savana , Banda Jazzco, Nelsinho Gomes & NG8 Project, Orquestra Urbana Arruda Brasil e Speakin' Jazz. É também uma iniciativa inédita, sendo a primeira vez que um coletivo de big bands se reúne para difundir e formar público para a música instrumental por meio de ações colaborativas.
Todos os grupos trabalham com músicas autorais, além de interpretarem grandes compositores brasileiros, latinos e do jazz. Apesar de contarem com uma formação instrumental parecida (saxofones, trompetes, trombones, baixo, guitarra, piano e bateria), cada grupo tem uma sonoridade e trajetória particular.
O grupo mais novo tem três anos (Projeto Meretrio) enquanto o mais velho, 36 (Banda Jazzco). Os grupos já circularam pelas principais casas do circuito musical da cidade de São Paulo e por muitos festivais, teatros, SESCs e SESIs Brasil afora.
O Movimento Elefantes tem mobilizado o circuito de música instrumental também por ações divulgadas na internet e tem um modelo de gestão considerado inovador pelo governo brasileiro. Contemplado, em 2012, pelo Ministério da Cultura com o ‘Prêmio Economia Criativa’ na categoria Gestão de Empreendimentos, o Movimento Elefantes ficou em 40º lugar entre 100 selecionados no edital de fomento à iniciativas empreendedoras e inovadoras. O prêmio ratifica o modelo de gestão do coletivo e os três anos de ações colaborativas para difundir a música instrumental brasileira.
O coletivo tem site e está nas principais mídias sociais como o Twitter e o Facebook.
Repertório:
Ladeira Da Preguica- Gilberto Gil arr: Rubinho Antunes
Samba Dobrado- Djavan arr: Bruno Mangueira
Donna Lee- Charlie Parker arr João Lenhari
Jogral- Filo Machado/Djavan arr Joao Lenhari
Embalo- Tentório Jr arr: Proveta
Casa da Sogra- lea Freire arr: Rubinho Antunes
The Monster and the Flower- Claudio Roditi Arr- Rubinho Antunes
Músicos:
João Lenhari, Mauro Boim e Sidmar Vieira - trompetes
Anderson Quevedo, Raphael Ferreira, Jorge Muller e Marcio Silva - saxofones
Silvio Gianetti, Jorge Neto e Jaziel Gomes - trombones
Pepa D'elia - bateria
Vanessa Ferreira - baixo
JP Goncalves - guitarra
Serviço:
Show - Temporada Movimento Elefantes: Banda Urbana
Dia 22 de julho, segunda-feira, às 21h
Central das Artes - Rua Apinagés, 1081 Sumaré São Paulo -SP- tel: (11) 3865-4165
Valor do Ingresso: R$ 15. Duração: 60 min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário