quinta-feira, 14 de junho de 2018

Mostra Gratuita de Curtas-Metragens franceses premiados na Aliança Francesa

Festival Varilux de Cinema Francês apresenta
Mostra Gratuita de Curtas-Metragens
na Aliança Francesa

Sábado, dia 16, a partir das 16hs,
na Rua General Jardim, 182
(prox. Metrô República)


Em parceria com a Unifrance Films, o Festival Varilux apresenta pela primeira vez uma seleção de curtas-metragens franceses, alguns premiados, demonstrando dessa forma a diversidade e a criatividade da narrativa audiovisual da França. A sessão acontece no teatro da Aliança Francesa, com entrada gratuita, no sábado, dia 16, às 16h. Sete filmes, incluindo três animações, compõem a Mostra:  Belle à Croquer, Garden Party, Kapitalistis, La Caresse, Le Bleu Blanc Rouge De Mes Cheveux, Le Bleu Blanc Rouge De Mes Cheveux, Les Bigorneaux, Pepe Le Morse.

Informação sobre os filmes:
BELLE À CROQUER
De Axel Courtière / Ficção-Animação / 15’05’’
Com Sylvain Dieuaide Lou de Laâge, Ophélia Kolb, Catherine Deneuve
Sinopse: Oscar Mongoût, canibal gourmet, arde de amor por sua vizinha, a vegetariana senhorita Carotte. Essa paixão parece fadada ao fracasso: ela é vegetariana, enquanto ele sofre de uma fobia total de legumes. Tudo muda quando ela o convida para jantar.
GARDEN PARTY
De Florian Babikian Vincent Bayoux, Victor Caire Théopile Dufresne, Gabriel Grapperon e Lucas Navarro/ Animação/ 7’22’’
Sinopse: Numa mansão abandonada, anfíbios exploram os arredores, levados por seus instintos mias primitivos.
KAPITALISTIS
De Pablo Muñoz Gomez / Ficção / 14’03’’
Com Georges Siatidis, Nikolaos Sachas, Wim Willaert, Anne Paulicevich
Sinopse :Papai Noel é um capitalista. Ele leva brinquedos para as crianças ricas e casacos para as crianças pobres”. Nikos, cinco anos.
LA CARESSE
De Morgane Polanski / Ficção / 9’31’’
Com Edvin Endre
Sinopse: Um jovem cai na armadilha de seu mundo agorafóbico. Ele é perfeitamente feliz em sua vida estéril até que um visitante inesperado vem incomodá-lo.
LE BLEU BLANC ROUGE DE MES CHEVEUX
De Josza Anjembe / Ficção / 21’38’’
Com Grace Seri, Augustin Ruhabura, Mata Gabin
Sinopse: Com 17 anos de idade, Seyna, uma adolescente de origem camaronesa, se encanta pela história da França, país que a viu nascer e pelo qual ela é profundamente apaixonada. Com seu diploma de conclusão do ensino médio no bolso e sua maioridade chegando, Seyna só quer uma coisa: adquirir a nacionalidade francesa. Mas seu pai, Amidou, se opõe violentamente.
LES BIGORNEAUX
De Alice Vial / Ficção / 24’12’’
Com Tiphaine Daviot, Philippe Rebbot, Rebecca Finet
Sinopse: Zoé, trinta anos de idade, trabalha com seu pai, Guy, no bar Les Bigorneaux, em Brignogan-Plages. Garçonete, bartender, patroa, Zoé não se cansa de cuidar de tudo. Dá apoio a Guy, desde a morte prematura de sua mãe. Em uma manhã, a jovem começa a sentir vertigens e náuseas que alteram seu cotidiano. Ela teme estar grávida, mas sua ginecologista lhe diz que é de outro mal que ela sofre.
PEPE LE MORSE
De Lucrèce Andreae / Animação / 14’54’’
Sinopse: Numa praia sombria e de muito vento, vovó reza, mamãe grita, as irmãs não estão nem aí. Lucas está só! Vovô era um sujeito estranho, agora está morto.

Teatro Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182
226 lugares + 4 PNE
Telefone 11 3572.2379

O FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2018
A maratona de filmes franceses que teve iníciodia 7 deste mês,  segue até 20 de junho. Cinemas de 63 cidades brasileiras recebem o Festival Varilux de Cinema Francês de 2018  com seus 21 filmes participantes, sendo 20 longas-metragens da nova safra da cinematografia francesa e um clássico: o famoso Z, de Costa-Gavras. Além dessas cidades, graças a uma parceria estratégica com o SESC Nacional, 15 longas-metragens da programação serão exibidos em 29 unidades culturais do SESC , com entrada franca, entre junho e julho, levando o Festival a municípios aonde geralmente o cinema francês não chega. Com isso, o Festival Varilux estará presente em 88 cidades (63 com cinemas comercias e mais 25 com Unidades do SESC), cobrindo quase todo território nacional. A abertura em São Paulo foi  dia 6 de junho com a presença da delegação artística, formada por diretores e atores. O Rio de Janeiro recebeu os artistas no dia 7. Antes disso e, pela primeira vez fora do eixo Rio/São Paulo, o Festival Varilux levou parte da delegação para o nordeste: Salvador ganhou uma pré-estreia do evento no dia 4 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário