quarta-feira, 18 de maio de 2016

CineCiência do MIS traz sessão de "Missão: Marte" seguida por debate



 Com entrada gratuita, edição de maio do projeto acontece no dia 22, domingo;  doutor em história da ciência, Marcos Calil debate com o público, após a sessão, as questões levantadas pelo longa


 O #Cineciência do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta, em maio, sessão gratuita com o filme Missão: Marte (Mission to Mars, 2000, EUA, dir. Brian De Palma). O projeto mensal, com curadoria de José Luiz Goldfarb, traz exibições de filmes consagrados seguidas de debate com especialistas, que abordarão a interface entre o cinema e a ciência. Esta edição conta com a participação do doutor em história da ciência Marcos Calil, que discutirá com o público as questões apresentadas no longa.


 Missão: Marte se passa no ano de 2020, quando finalmente uma missão tripulada chega ao planeta. O comandante Luke Graham consegue um pouso perfeito mas, misteriosos fenômenos acabam causando um acidente que aniquila toda a tripulação. Nos últimos instantes, antes do fim, o comandante consegue enviar uma enigmática mensagem a Terra. Uma missão de resgate é lançada pela Nasa, com o objetivo de descobrir o que aconteceu e, trazer de volta sobreviventes que possam existir. Após perigosas dificuldades, a nova equipe pousa no planeta e descobre a incrível verdade sobre o desaparecimento dos astronautas anteriores.
#CineCiência acontece às 16h, no Auditório LABMIS (66 lugares), e tem entrada gratuita - basta retirar o ingresso com 1h de antecedência.
 Debatedor: Marcos Calil
 Doutor (2013) e Mestre (2008) em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na área de História da Astronomia. Possui especialização em Didática no Ensino Superior e Básico pela Faculdade Anchieta (2005), extensões universitárias em Astronomia e Astrofísica (IAG-USP e INPE), graduação em Licenciatura em Estudos Teológicos - Seminário Bíblico Palavra da Vida (2002) e graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996). Realizou consultoria para publicação do livro Céu noturno: uma introdução para crianças; pela Editora Panda Books e é autor do livro Uma Aventura no Espaço; publicado pela Cortez Editora. Foi coordenador pedagógico do Planetário do Carmo (dezembro 2005 a novembro 2006), chefe da Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini do Planetário de São Paulo (junho 2008 a fevereiro 2011), astrônomo do Observatório do Colégio Magno (janeiro 2007 a julho 2009), professor da Faculdade Oswaldo Cruz na área de Astronomia (fevereiro 2009 a dezembro 2011), coordenador científico do Planetário e Teatro Digital de Santo André (Planetário Johannes Kepler) pelo Instituto IPRODESC (março 2012 a junho de 2015) e professor da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) na área de Matemática (agosto 2007 a janeiro 2015). Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência, Sociedade Astronômica Brasileira e da Associação Brasileira de Planetários, consultor e divulgador de Astronomia para o Grupo Climatempo, professor da ESAGS STRONG FGV na área de Matemática, coordenador científico da Sabina Escola Parque do Conhecimento pelo Instituto IPRODESC e professor de Astronomia no Colégio Dante Alighieri.
 Mediador: José Luiz Goldfarb (coordenador da #redemis)


 #CINECIÊNCIA | Missão: Marte
 DATA 22 de maio, domingo
 HORÁRIO 16h
 LOCAL Auditório LABMIS (66 lugares)
 INGRESSO gratuito
#fuievou

Nenhum comentário:

Postar um comentário