quarta-feira, 18 de junho de 2014

One Shot! Futebol e Arte Contemporânea

One Shot! Logo  Brasil.pngONE SHOT! 
Futebol & Arte Contemporânea

Exposição mostra a conexão entre o futebol e arte contemporânea através de fotografias, vídeos, esculturas e instalações.

O MuBE recebe a partir do dia 11 de junho, uma importante exposiçao de arte contemporânea e futebol. Longe de limitar-se às notícias sobre a Copa do Mundo, o projeto One Shot!  abrange as muitas facetas desse esporte popular, que por sua vez, está conectado aos múltiplos desafios do mundo contemporâneo. Alem disso, destaca a relação que os artistas atuais têm com o mundo do futebol.

A Exposição ficará em cartaz em São Paulo, entre os dias
11 e 29 de junho de 2014 com vernissage no dia 10, às 19h

Idealizada pelo curador belga Pierre-Olivier Rollin (diretor do BPS 22, espaço dedicado à arte contemporânea, na Bélgica) em colaboração com Maximilien Luisetto, a exposição One Shot! reúne trabalhos de 22 artistas contemporâneos de vários países como França, Suiça, México, África do Sul, Alemanha, Inglaterra, Bélgica e Brasil através de fotografias, vídeos, esculturas e instalaçõesrelacionados ao futebol.

O projeto aborda o futebol de uma maneira particular. Entre as muitas facetas destacam-se a política, as questões financeiras, a cultura popular, o universo da publicidade, os fluxos migratórios ou a religião. "Cada obra pode ser entendida como uma metáfora de uma problemática mundial: a exploração do Terceiro Mundo, os rituais coletivos, a guerra, os territórios…” comenta P.-O. Rollin.
A premissa desta exposição é que o futebol, como é hoje divulgado, pode condensar metaforicamente questões do mundo contemporâneo. Partindo deste pressuposto foram selecionadas as primeiras obras de One Shot!: dois retratos em vídeo, separados por 30 anos, que refletem as mudanças no mundo moderno.
A primeira obra filmada em 1970, do diretor alemao Hellmuth Costard, segue o jogador George Best, durante um jogo contra o Coventry City : 6 cameras de 16mm acompanham o famoso zagueiro do Manchester United durante todo o jogo. A montagem é muito  fluida, com alternância de breves acelerações e de fases de recuperação,  seguindo o ritmo do jogador, que se mostra mestre de seu espaço-tempo.

Exposição: One Shot! Um Tiro!
Curadoria: Pierre-Olivier e Maximilien Luisetto
Abertura: 10 de junho de 2014 – 19h. De: 11 a 29 de junho de 2014 (terça a domingo)
Horário: 10h às 19h
Museu Brasileiro da Escultura -Avenida Europa, 218 – São Paulo (Estação de metrô mais próxima: Consolação) (11)2594-2601 
Sala : Grande Salão
Capacidade: 550 pessoas
Entrada: Gratuita. Classificação: Livre
Estacionamento: Valet – R$20

Nenhum comentário:

Postar um comentário