domingo, 25 de setembro de 2016

Vestígios Paulistanos - Poética da Metrópole Distraída

foto: divulgaçao
Os artistas utilizaram um scanner panorâmico 360º para capturar e mapear imagens da cidade e recriá-las virtualmente em 3D. A obra inédita foi desenvolvida em colaboração com 13 artistas brasileiros em workshop promovido pelo SESI-SP e British Council.  A exposição digital revela paisagens da cidade e permite interação do público.

Uma visão de São Paulo em 360º é a proposta do coletivo de arte Marshmallow Laser Feast (MLF) com a obra Dividing Lines, uma das quatro atrações da mostra Vestígios Paulistanos - Poética da Metrópole Distraída, em cartaz na Galeria de Arte Digital SESI-SP de 30 de setembro a 15 de novembro, das 20h às 6hA exposição acontece na fachada do edifício da FIESP/SESI-SP, localizado na Av. Paulista, 1313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô. 

Com o objetivo comum de lançar um olhar mais atento para aspectos pouco evidentes da cidade de São Paulo e, a partir daí, criar novas narrativas para as histórias encontradas, a mostra traz ainda mais três obras inéditas de artistas nacionais:Zonas de Indiscernibilidade, Fragmentos Contemplação do Invisível.

O público poderá interagir com cada uma delas em uma plataforma construída especialmente para a mostra na Alameda das Flores (travessa para pedestres em frente à Galeria de Arte Digital SESI-SP), todos os dias, das 20h até às 22h.

A obra Dividing Lines é resultado da parceria entre o SESI-SP e o British Council, que durante duas semanas do mês de março de 2016 promoveram um workshop com 13 artistas brasileiros e os integrantes do MLF, Robin McNicholas, Barney Steel e Ersinhan Ersin. Os artistas registraram paisagens da cidade de São Paulo em 360º, usando o scanner panorâmicoLidar. As imagens foram processadas em software comuns e open source, permitindo criar jornadas narrativas pelas paisagens, enriquecidas por ambientes sonoros, também captados in loco e trabalhados posteriormente. A imersão na realidade virtual é possível por meio de óculos de realidade virtual, o Oculus Rift.

Para o presidente da FIESP e do SESI-SP, Paulo Skaf, “só se constrói uma sociedade independente e democrática promovendo o acesso de todos ao que de fato faz a diferença: o conhecimento. Por isso, ao investir em diferentes formas de arte e cultura, o SESI-SP reforça a convicção de que o conhecimento pode vir de pequenos detalhes, em alguns ‘vestígios’, que só o olhar atento do artista é capaz de revelar”.

Martin Dowle, diretor do British Council Brasil, ressalta a importância dessa iniciativa. “O projeto demonstra a vanguarda da criatividade e inovação vindos do Reino Unido e a utilização de tecnologia digital através do scanner Lidar e seu dispositivo de digitalização panorâmica de 360º, para ajudar as pessoas a entender o ambiente ao seu redor. Espero que o projeto envolva os jovens de São Paulo e também desperte a curiosidade do público de forma mais ampla, especialmente com a projeção de imagens de paisagens vistas através desta tecnologia no lado do edifício SESI / FIESP na Avenida Paulista. Ao combinar arte, imaginação e tecnologia digital, a exposição ajudará as pessoas a explorar aspectos de seu ambiente sobre os quais elas raramente pensam a respeito.”

O projeto Dividing Lines e Marshmallow Laser Feast (MLF)
Formado por Eleanor (Nell) Whitley (produtora), Robin McNicholas (co-fundador e diretor), Barney Steel (co-fundador e diretor) e Ersinhan Ersin (diretor de criação e tecnologia), o Marshmallow Laser Feast (MLF) é um estúdio criativo que explora a tecnologia na criação de projetos que reinterpretam a ideia da percepção humana. Em seus últimos trabalhos, o grupo vem utilizando um dispositivo de escaneamento panorâmico 360º, que mapeia o ambiente ao seu redor e o recria no computador em uma versão de imagem tridimensional e imersiva, chamado Lidar Scanner.

O SESI-SP e o British Council fizeram um convite ao estúdio: participar de uma residência artística de duas semanas com artistas brasileiros para a confecção de uma obra exclusiva para a Galeria de Arte Digital SESI-SPComo a ideia da Dividing Lines era justamente buscar “linhas divisórias” dentro da cidade, desconhecida até então pelos artistas britânicos, seria necessária essa ajuda de quem conhece São Paulo como a palma da mão.

Foi a primeira vez que o MLF participou de uma residência artística no Brasil. Dos quase 80 candidatos inscritos para a residência, 13 artistas locais foram selecionados para participar do processo criativo da obra, com base no que suas bagagens culturais e técnicas pessoais poderiam acrescentar no âmbito da proposta da Dividing Lines. “Quando você olha a cidade de uma perspectiva externa como a nossa, a cultura é diferente, a cidade é cheia de contrastes que não conhecemos”, explica o diretor do MLF, Barney Steel. “Procuramos lugares que representem esse contraste cultural, a riqueza com a pobreza, a natureza com o concreto, e isso só é possível com a ajuda dos brasileiros que vivem aqui. Esse é o ponto principal do que buscamos nessa troca com os artistas locais para a realização desse trabalho”, afirma.

Entre seus trabalhos,  o MLF desenvolveu projeto para a banda irlandesa U2. Um sistema visual capturou e analisou os movimentos da banda gerando imagens projetadas em uma gigante tela de LED. O resultado pode ser visto no clipe da música Invisible https://vimeo.com/101504851

O resultado de todo esse trabalho depende inteiramente da dedicação, criatividade e habilidade dos participantes. Dessa forma, a iniciativa do SESI-SP e da organização internacional British Council, além de promover a arte digital, também fomenta a cooperação entre os países na área da economia criativa, viabilizando a troca de conhecimentos e experiências, como uma maneira de capacitar novos profissionais no campo das artes digitais.


Diariamente, das 20h às 6h | visualização com óculos de realidade virtual das 20h às 22h.
 Galeria de Arte Digital SESI-SP (Av. Paulista, 1313 - em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Período: De 30 de setembro a 15 de novembro de 2016.
Horários: das 20h às 6h | Interação com as obras na Alameda das Flores, das 19h às 22h.

Gratuito. Mais informações http://www.sesisp.org.br/galeriadigital

Shtim Shlim – O Sonho de um Aprendiz


Programação gratuita conta com instalação interativa, espetáculo e
oficinas. Grupo carioca também apresenta o projeto Viagem pelo Mundo Através das Histórias com uma exposição interativa que integra
narração de histórias, oficinas, conversas e roda de histórias


A partir de 1º de outubro o público que for até a Caixa Cultural na Praça da Sé em São Paulo será convidado a ouvir histórias, além de assistir a um espetáculo percorrendo os cenários repletos de tapetes e grandes objetos confeccionados com tecidos coloridos. Com uma programação gratuita o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias chegam à capital paulista com dois projetos: Viagem pelo Mundo Através das Histórias e o inédito Shtim Shlim – O Sonho de um Aprendiz. Há 18 anos, o grupo, capitaneado por Cadu Cinelli e Warley Goulart, vem desenvolvendo propostas artísticas multidisciplinares que alinham as artes têxteis, oralidade, teatro e animação de formas.

Em Viagem pelo Mundo Através das Histórias por meio de uma exposição interativa o público é convidado a percorrer os cinco continentes, conhecendo culturas e costumes através de objetos, como tapetes, malas, painéis, caixas de madeira e livros de pano que servem de cenários para narrativas do mundo inteiro. O projeto também reúne apresentações, oficinas, roda de histórias e roda de conversa.

Inspirado em um conto popular dos povos nômades do norte da África, o inédito Shtim Shlim – O Sonho de um Aprendiz apresenta uma proposta inovadora e original, de caráter multidisciplinar (relacionando artes visuais, narração de histórias e teatro). Com direção artística da educadora e contadora de histórias ganense, Inno Sorsy, e supervisão cenográfica da atriz e artista visual, Analu Prestes, o grupo amplia a escala cenográfica, tomando o espaço da galeria como uma narrativa única e inteira, um espaço para “performar” ao lado do visitante-espectador que, desta forma, escuta, vê e vivencia a história. Entres as peças, está uma árvore quatro metros de altura, um cão da raça galgo de dois metros e uma extensa cama de gato que permite o visitante atravessá-la.

“A nossa ideia era criar uma instalação em que o público pudesse percorrê-la enquanto contávamos as aventuras de Shtim Shlim. Nós críamos os objetos de tecido em larga escala, para que o espectador pudesse ter a sensação de estar dentro da casa do mago, do castelo da princesa”, explica o ator e idealizador Cadu Cinelli, que também assina a coordenação geral.

Caixa Cultural São Paulo  – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP). Telefone – (11) 3321-4400.Capacidade – 75 lugares. Acesso para pessoas com deficiênciaPatrocínio – Caixa Econômica Federal.

1ª Festa das Nações

Aconteceu no Santuário Mãe de Deus e Padre Marcelo Rossi 
Padre Marcelo Rossi preparou um evento especial neste final de semana que uniu todos os paroquianos. A Festa das Nações tem sua primeira edição no Santuário da Mãe de Deus e aconteceu nesta sexta –feira (23) das 18h às 22h, sábado (24) das 9h às 22h e domingo (25) das 8h às 20h.
O final de semana com muita interação e comidas típicas, o público pode desfrutar da culinária árabe, japonesa, israelense, palestina, síria, americana, italiana, entre outras.
No jardim do Santuário, as barracas de Israel, Palestina e Síria, mostrando que a ideia é unir e criar pontes, com muita dança e música!
O evento ainda contou com o apoio das Mamas do Brás, famosas por produzirem anualmente a festa de São Vito. A festa aconteceu na Avenida Interlagos, 3823 no Jardim Umuarama em São Paulo. Todos os fiéis são convidados.

Língua de Gato - Miau por Aí

foto: divulgação
Grupo formado por Ricardo Côrte RealRuthe London e Virgínia Rietmann estreia o espetáculo musical infantil no dia 1º de outubro (sábado, às 12h), no Espaço Promon. Com direção artística de Leonardo Cortez, o show tem ainda participação dos músicos Caito Marcondes (percussão) e Sergio Bello (violão).

Produzir espetáculos para crianças é trabalho de grande responsabilidade, considerando que os pequenos estão cada vez mais exigentes e bem informados. O desafio é ainda maior quando esses fatores estão somados à inocência e ao encanto da pouca idade. Partindo desta premissa, três aristas blueseiros criaram o grupo musical Língua de Gato: Ricardo Côrte Real (ator, cantor, músico e compositor), Ruthe London (cantora, violonista e compositora) e Virgínia Rietmann (cantora e educadora).

De forma lúdica e bem humorada, o trio encarna personagens – Gato de Gravata (Ricardo), Gata Cor de Rosa (Virgínia) e Gata Esperta (Ruthe) – e interage com as crianças. As músicas são intercaladas por esquetes de textos breves e informais que despertam a curiosidade das crianças sobre o enredo das canções.

Língua de Gato faz música de gente grande para gente pequena. “Nosso trabalho é fazer um show que provoque encantamento, principalmente, nas crianças”, comenta Ruthe, que é também compositora e ao lado de Fran Papaterra(autor convidado) compôs as canções para o grupo.

As músicas são criativas e elaboradas. O Língua de Gato brinca com as letras, com os vocais e com os estilos variados do repertório (reggae, marcha, balada, rock). A marchinha “Tema dos Gatos” apresenta o grupo e diz que os gatos se divertem porque gostam de cantar. A balada “Eu Não Tenho Medo Não” é uma lúdica brincadeira com os medos comuns na infância como bruxa, palhaço e fantasma. “O Sapo” fala de transformação: explica que o sapo era girino quando “criança”. “Lobo Mau” questiona em clima de rock se o lobo é realmente um bicho malvado, e o reggae “Miau por Aí”canta a delicadeza dos felinos: artistas, equilibristas, dorminhocos. Muitas outras canções compõem o repertório do trio.

Ruthe teve a ideia de montar o grupo quando morava em Nova York e ministrava oficinas musicais para crianças. De volta ao Brasil convidou os amigos Ricardo e Virgínia para se juntarem a ela. Apaixonaram-se pelo projeto que ganhou forma em meio a encontros regados a jazz e blues. O nome nasceu da paixão dos três músicos pelos felinos que, segundo eles, encantam pela doçura, leveza e mistério. O visual estilizado do trio, assinado pela figurinista Telumi Hellen, sugere que os gatos cantores estão vestidos de gente. Nada de fantasia de gato no palco.

Estreia: 1º de outubro. Sábado, às 12h (única apresentação)
Espaço Promon - Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830. Itaim Bibi. Tel: (11) 3071-4236
Ingressos: R$ 40,00 (meia: R$ 20,00). Bilheteria 2h antes do show.
Aceita todos os cartões. Ar condicionado. Acesso universal. 349 lugares.
Censura: Livre. Duração: 60 min. Estacionamento: R$ 20,00
Internet: www.ingressorapido.com.br (tel: 4003-1212).

“Nove em Ponto”

Descrição: Descrição: C:\Users\claudio\Pictures\Picasa\Exportações\Nove em Ponto\Nove em ponto 1.jpg
Crédito: Gilberto Haider
Espetáculo estreia no Teatro Folha
O texto é a segunda obra teatral do autor de novelas Rui Vilhena

Mistério, suspense e muito humor é o que promete ao público a peça “Nove em Ponto”, que estreia no Teatro Folha dia 06 de outubro com   sessões às quartas e quintas-feiras. Com elenco encabeçado por Bianca Rinaldi e Leonardo Vieira, o espetáculo reúne quatro personagens que vivem um encontro de potencial explosivo. A direção da montagem é de Isser Korik e o elenco conta ainda com Alex Gruli e Carol Bezerra.
Na trama, dois casais têm um encontro marcado para as nove da noite na casa de um deles. A história é contada a partir de três versões diferentes: o casal convidado chegando 15 minutos antes, o casal chegando no horário marcado, o casal chegando 15 minutos atrasado. A trama se desenrola a partir de um acontecimento misterioso do passado que gera discórdia e tensão entre as personagens, resultando em um espetáculo com muito humor e suspense. O público é levado a observar os personagens sob as diferentes possibilidades, conforme a variação de horários em que os personagens se encontram.
O texto foi feito a partir de uma ideia original do autor de novelas Rui Vilhena, escrito por ele com a colaboração de Joana Jorge e Vinícius Marquez.
Heloísa, personagem de Bianca Rinaldi, é a diretora de uma revista feminina e alvo de constante desconfiança de seu marido, o piloto de aviões Diogo, interpretado por Leonardo Vieira. Alex Gruli faz Henrique Bonaparte, amigo de Heloísa e ator em ascensão que se prepara para trabalhar numa novela. Carol Bezerra interpreta a misteriosa Alice, professora e esposa de Henrique.
O diretor Isser Korik explica que a engenhosidade do texto remete à Teoria do Caos e ao Efeito Borboleta. “O texto nos mostra o quanto a vida de todos nós acaba sendo regida por uma sucessão de acasos e como tudo poderia ter saído diferente graças a aspectos meramente circunstanciais”, comenta. “O desafio da direção é deixar claro ao público qual foi o fato, o acontecimento que deflagra consequências diferentes em cada versão”.
O autor Rui Vilhena conta que a inspiração para a peça partiu de uma experiência pessoal, quando ao dirigir um carro surgiu de repente uma moto na contramão. “A moto bateu no meu carro. Na realidade o motociclista estava fugindo da polícia, olhou pra trás e o acidente aconteceu. Fiquei imaginando que se eu estivesse passado por ali cinco segundos antes ou depois nada disso teria acontecido”, conta.
Na peça, a personagem Diogo é maníaca por pontualidade e isto influencia seu humor em relação às outras personagens, de acordo com o horário de chegada dos convidados para o jantar. “Quando os convidados chegam quinze minutos antes nada está pronto para o jantar e isto, para a anfitriã, é uma situação caótica porque ela ainda não está preparada para recebê-los. Quando Henrique e Alice chegam na hora isto causa surpresa em Diogo. Quando chegam quinze minutos atrasados, Diogo já está com um humor insuportável e o suflê que ele preparou passou do ponto”. Todos estes detalhes, de acordo com o momento em que os convidados chegam, influenciam a relação entre as personagens e determinam o que acontecerá.

Teatro FolhaShopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br
Estreia: 06 de outubro. Temporada até: 10 de novembro
Apresentações:  quartas e quintas-feiras, 21h
Ingresso: R$40,00 (setor único)
Duração: 80 minutos. Classificação: 14 anos

Stonewall - Onde o Orgulho Começou

foto: divulgação
Dirigido por Roland Emmerich (Indepence Day, O Dia Depois do Amanhã) e baseado na revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, no dia 28 de junho de 1969,  Stonewall – Onde o Orgulho Começou chega aos cinemas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília , na próxima quinta-feira, dia 29 de setembro.

Sinopse - No fim dos anos 1960, o adolescente Danny Winters é expulso de casa e começa a descobrir novas ideias políticas e as dificuldades da vida adulta, às vésperas da rebelião de Stonewall, quando lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros enfrentaram a polícia de Nova York. O ato culminou na Parada Gay, que hoje se espalhou pelo mundo.
Direção: Roland Emmerich. Elenco: Jeremy Irvine, Jonny Beauchamp, Joel King, Caleb Landry Jones, Matt Craven, Jonathan Rhys Meyers
País/Ano de Produção: U.S.A/2015
Gênero: Drama. Minutagem: 129 Minutos. 

Lixo: menos é mais

 Sesc analisa resíduos do Mirada na cidade de Santos

Estruturas em formatos diversos instaladas pela cidade terão destino adequado,
alinhado com as diretrizes do programa Lixo: Menos é Mais.
  
Uma série de ações pautada pelo Lixo: menos é mais, programa do Sesc São Paulo para diminuir o impacto ambiental dos seus resíduos, foi desenvolvida durante a quarta edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, que terminou neste domingo (18).

Em conjunto com o Instituto Ecoar, parceiro da instituição nas ações de planejamento da gestão de resíduos e educação ambiental, foi realizado um diagnóstico dos materiais descartados nos espetáculos, nas atividades formativas e nos camarins. Este estudo levantou os tipos de resíduos, oportunidades para redução na geração e alternativas para sua destinação.

Assim, as 18 instalações alusivas à quarta edição do MIRADA, os chamados “cubos”, vistos em vários pontos da cidade, serão enviadas a espaços públicos e entidades que manifestaram interesse em reaproveitá-las, como a Secretaria de Cultura, o Orquidário e Jardim Botânico municipais e o Centro Cultural Cadeia Velha.

Da mesma forma, madeiras e tijolos usados no espetáculo brasiliense “Hamlet, Processo de Revelação” placas de isopor do cenário da montagem espanhola “Brickman Brando Bubble Boom” foram destinados para a Vila do Teatro, sede de coletivos artísticos da região, e para pequenas reformas na ONG Sem Fronteira, instituição que gera renda para pessoas excluídas do mercado formal de trabalho por meio da coleta e triagem de materiais recicláveis.

Os blocos de isopor do espetáculo “A Comédia Latino-Americana” serão aproveitados pelo Teatro Coliseu para ambientação e pelas escolas de samba da região na confecção de esculturas para o desfile de 2017. Já a areia do cenário de “Caranguejo Overdrive” permaneceu no Centro de Atividades Integradas de Santos (C.A.I.S. Vila Mathias) para uso em obra no local.
“O Sesc costumava ficar com grande quantidade de sobras deixada pelas produções. A intenção agora é envolver os produtores na gestão dos resíduos, estimulando-os a repensar a escolha dos materiais a serem usados nos cenários”,afirma Neto Figueiredo, gerente da unidade Sesc Santos.

Nosso Fiel Traidor

foto: divulgação
(Our Kind of Traitor, UK, França, 2015). Com direção de Susanna White (Generation Kill) e roteiro de Hossein Amini (Drive), o longa-metragem é uma adaptação do best-seller homônimo de John le Carré e conta a história de Perry Makepeace (Ewan McGregor - Jack, O Caçador de Gigantes) e Gail Perkins (Naomie Harris - 007 Contra Spectre) que em uma viagem ao Marrocos conhecem Dima (Stellan Skarsgård - Vingadores: Era de Ultron), um membro do alto escalão da máfia russa. Deste momento em diante, Perry e Gail são jogados em um mundo perigoso de espionagem internacional e política. 

A estreia é dia 6 de outubro de 2016.

Trailer oficial legendado (Youtube): https://youtu.be/xIVZeo3lKp0

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

"Mulher do Pai"

 Selecionado para Première Brasil do Festival do Rio


Roteirizado e dirigido por Cristiane Oliveira, Mulher do Pai conta a história de  Ruben (Marat Descartes) e Nalu (Maria Galant), pai e filha que precisam reaprender a se relacionar após a morte da avó da menina. 

Com estreia prevista para 2017, o longa poderá ser visto pela primeira vez durante a 18ª edição do Festival do Rio, que acontece de 6 a 16 de outubro. O filme disputará o troféu Redentor na categoria Première Brasil, principal mostra competitiva do festival.
Antes mesmo de sua estreia nas telonas, Mulher do Pai já tem uma carreira de destaque.  Em sua fase de desenvolvimento, o longa venceu o VFF Talent Highlight Pitch Award, do Festival de Berlim, ganhou o Prêmio Santander Cultural para Desenvolvimento e foi selecionado para o workshop Produire au Sud, do Festival 3 Continentes, em Nantes, França.

Mulher do Pai é uma coprodução Brasil – Uruguai, produzido pela Okna Produções com a Transparente Filma e distribuído pela Vitrine Filmes. A parceria de sucesso com o país vizinho trouxe talentos uruguaios renomados internacionalmente, como o consultor de arte Gonzalo Delgado (diretor de arte do filme “Whisky”, de Pablo Stoll e Juan Pablo Rebella); o técnico de som Raúl Locatelli (“Luz Silenciosa”, de Carlos Reygadas); o diretor de produção Diego Fernandez (“Whisky”); a atriz Verónica Perrotta (“Whisky” e “Acné”, de Federico Veiroj); e o ator Jorge Esmoris (“Artigas: La Redota”, de César Charlone).
Primeiro longa-metragem de Cristiane Oliveira, o filme foi todo rodado no interior do Rio Grande do Sul na fronteira com o Uruguai, em uma vila de funcionários das estâncias de gado. Além de consertar estradas e fazer melhorias na região, a produção pôde proporcionar trabalho remunerado para as mulheres do local. Como a cidade vive basicamente da cultura do gado, que oferece pouco espaço para a mulher, muitas delas acabam se dedicando exclusivamente à casa e à família. As mulheres são uma constante na obra da diretora e roteirista, que realiza seu primeiro longa com protagonista feminina e conta com diversas mulheres nas funções chaves de equipe.

Sinopse
Quando Ruben percebe que a filha Nalu, aos 16 anos, já é uma mulher, uma perturbadora proximidade surge entre os dois. O estranhamento inicial dá lugar ao ciúme com a chegada de Rosario, uma atraente uruguaia, que ganha espaço na vida de ambos.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

100 Anos de Garoto - O Gênio das Cordas

Homenagem ao pai do violão moderno brasileiro, com Yamandu Costa, Guinga, Paulo Bellinati, Henrique Cazes e Marcelo Gonçalves, Guilherme Held, Xênia França, Moderna Tradição e Caixa Cubo Trio.

Datas: 23 e 24/9. Sexta e sábado, 21hDuração: 90 minutos. Classificação etária: 10 anos

Teatro Paulo Autran (1.010 lugares) - Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195). Ingressos: R$ 40,00 (inteira); R$ 20,00 (meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência); R$ 12,00 (credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes)

Ingressos à venda a partir de 13/9 (terça), às 16h30, pelo Portal SescSP, e 14/9 (quarta), nas bilheterias das unidades. Venda limitada a quatro ingressos por pessoa.

Show de forró no Canto da Ema

A cantora Elba Ramalho faz show dia 22 de setembro, quinta-feira, às 22h30, com participação do acordeonista Mestrinho, discípulo de Dominguinhos,  ingressos variam de R$ 35 a R$ 40.
Os fãs poderão ouvir clássicos como De Volta Pro AconchegoBate CoraçãoBanho de CheiroEu Só Quero Um Xodó e Na Base da Chinela.

 Canto da Ema (Av. Brigadeiro Faria Lima, 364, Pinheiros, tel 3813-4708

MIS apresenta Maratona Infantil Especial Sésamo

  Com entrada gratuita, evento acontece no dia 25, domingo, a partir das 10h. Além de oficinas, espetáculos e contação de histórias, os visitantes poderão conhecer e se divertir com os personagens icônicos da Sésamo, como Elmo, Grover e Come Come

 Em setembro, o MIS realiza uma edição especial da Maratona Infantil. Em parceria com a Cinnamon Comunicação, o Museu traz a Vila Sésamo para integrar o evento, no dia 25, domingo. A programação é uma iniciativa do projeto de educação financeira “Sonhar, Planejar, Alcançar”, da Sésamo em conjunto com a MetLife Foundation. Crianças e suas famílias poderão participar de atividades como oficinas de fantoche, árvore dos sonhos, contações de histórias, shows e muito mais. Os visitantes poderão, ainda, conhecer e se divertir com os personagens icônicos da Sésamo, como Elmo, Grover e Come Come.

Outro destaque da Maratona Infantil Especial Sésamo é a exibição de episódios inéditos da nova série em animação “O Desafio do Elmo” que estreia dia 26 de setembro na TV Cultura e TV Brasil. Apresentado pelo querido monstrinho azul-escuro Grover, e estrelado por Elmo e seus amigos, o jogo de perguntas envolve os pequenos telespectadores e sugere opções viáveis para cada situação apresentada, ao mesmo tempo em que explica porque uma das alternativas não é apropriada para aquele momento.

 Uma feirinha gastronômica completa o passeio do público.

MARATONA INFANTIL - ESPECIAL SÉSAMO

DATA 25.09, domingoHORÁRIO 10h às 17h. CLASSIFICAÇÃO livre

LOCAL Área externa do MIS, Auditório LABMIS (66 lugares), Auditório MIS (172 lugares), foyer MIS,  sala de interfaces e educativoINGRESSO Gratuito (algumas atividades exigem retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria)


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Palavras Esquecidas – O Evangelho Segundo Tomé

Depois de atuar no musical Ciao Amore Ciao - sobre a vida e a obra do cantor italiano Luigi Tenco -, no Theatre Petit Saint Martin, em Paris, o ator, bailarino e cantor radicado na França, Antonio Interlandi, volta ao Brasil para estrear o espetáculo, no Teatro Eva Herz, em temporada de 15 de setembro a 9 de dezembro (sessões quintas e sextas-feiras, às 21h).


 A montagem tem a participação da atriz portuguesa Maria de Medeiros em uma locução que abre o espetáculo. O texto foi traduzido e adaptado por Jean Gillibert e Antonio Interlandi, com supervisão de direção da diretora francesa Nita Klein e estreou em Paris, no Theatre Bichat, em 2012.

O espetáculo é baseado no texto do Evangelho Segundo Tomé (Século II). Uma série de 114 dizeres atribuídos a Cristo e encontrados na década de 1940 durante escavações no Egito. Diferente dos demais evangelhos, este texto apócrifo (que não está na Bíblia) não narra a vida de Jesus, mas traz uma coletânea de dizeres que teriam sido por ele pronunciados. 

 A peça mostra o apóstolo Tomé no instante em que se depara com estas palavras. Perplexo, atônito e atormentado pelo conteúdo, transmite, intuitivamente, com a sua voz e com o seu corpo, estes dizeres

Imaginei o impacto que este texto poderia causar, conectando o personagem com pensamentos tão diferentes de sua época. Ao mesmo tempo perdido e encantado, confiante e assombrado. Por meio das palavras transmitidas por Tomé, a peça traz a ideia de que há em cada um de nós uma essência imortal que transcende o próprio homem”, explica Interlandi. 

O ator tomou conhecimento da obra folheando livros na biblioteca de sua professora de teatro em Paris. “Fiquei surpreso com o conteúdo e com a forma, tão inesperados para um texto do gênero. Me veio a ideia da utilização contemporânea do movimento e da palavra para transmitir este texto”, conta.

 O espetáculo expõe a noção da não-dualidade e questiona certos posicionamentos dogmáticos cristãos, como o conceito de culpa ou a visão maniqueísta de bem e mal. O texto defende ainda o pensamento gnóstico de que há em cada um de nós uma essência imortal que transcende o próprio homem, provendo sentido à nossa existência.

Temporada: Quintas e sextas-feiras, às 21h. Até 9 de dezembro.

Duração: 70 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.

TEATRO EVA HERZ – Livraria Cultura, Conjunto Nacional- Av. Paulista, 2.073 – Bela Vista.

Bilheteria: Terça a sábado, das 14h às 21h; domingo, das 12h às 19h. 

Informações: (11) 3170-4059.Capacidade: 168 lugares (quatro lugares para cadeirantes).

Vendas Ingresso Rápido. Ingressos: R$ 50,00 (meia R$ 25,00). 

Meu Rei (Mon Roi)

estrelado por Vincent Cassel (O Conto dos Contos) e Emmanuelle Bercot (De Cabeça Erguida), premiada como melhor atriz no Festival de Cannes.

O novo filme da diretora e roteirista Maïwenn (Polissia), terá pré-estreias pagas neste final de semana em São Paulo, Porto Alegre e Brasília, com estreia nacional agendada para a próxima semana, dia 22 de setembro.

França | 2015 | 130 min. | Drama - Romance
Direção: Maïwenn
Roteiro: Maïwenn, Etienne Comar
Elenco: Vincent Cassel, Emmanuelle Bercot
Distribuição: Mares Filmes

Sinopse: Depois de um grave ferimento no joelho, Marie Antoinette Jézéquel, conhecida como Tony, se muda para o sudoeste da França para realizar um longo tratamento capaz de ajudá-la a caminhar normalmente. Mas esta não é a sua maior dor: ela ainda amarga um relacionamento infeliz com Georgio Milevski, um homem violento e possessivo com quem tem um filho. Aos poucos Tony consegue se recompor e aprende a se defender de seu marido. FESTIVAL DE CANNES 2015: PREMIADO COMO MELHOR ATRIZ (EMMANUELLE BERCOT) E INDICADO A PALMA DE OURO.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

To Ryca

Divertidissima comédia nacional! Você conseguiria gastar um um Milhao por dia? 

Selminha (Samantha Schmütz) é uma frentista que tem a chance de deixar seus dias de pobreza para trás ao descobrir uma herança de família. Mas para conseguir colocar a mão nessa grana, ela terá que cumprir o desafio lançado por seu tio: Selminha precisa gastar 30 milhões de reais em 30 dias, sem acumular nada e nem contar para ninguém. Mas, nessa louca maratona, ela vai acabar descobrindo que tem coisas que o dinheiro não compra.

domingo, 11 de setembro de 2016

Museu Lasar Segall convida o público a registrar memórias


apresenta
O Museu Lasar Segall/Ibram, em São Paulo, comemora 50 anos em 2017 e, para celebrar a data, convida os frequentadores a registrar memórias e fatos de suas histórias de vida que estejam vinculados ao museu.
Para tanto o museu disponibilizou formulário para a coleta dos depoimentos. Esse material formará um banco de dados e auxiliará no desenvolvimento das ações comemorativas do cinquentenário da instituição.
O Museu Lasar Segall, idealizado por Jenny Klabin Segall – viúva de Lasar Segall – foi criado como uma associação civil sem fins lucrativos, em 1967, por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. Está instalado na antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932, por seu concunhado, o arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik.
Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto Brasileiro de Museus - Ibram/MinC, como unidade especial.
Além de seu acervo museológico, o Museu constitui-se como um centro de atividades culturais, oferecendo programas de visitas monitoradas, cursos nas áreas de gravura, fotografia e criação literária, projeção de cinema, e ainda abriga uma ampla biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia. Saiba mais.