quinta-feira, 30 de maio de 2013

Exposição "Mônica 50 Anos"

No dia 5 de maio a exposição Mônica 50 Anos será aberta ao público no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura. A mostra retrata ludicamente, em mais de 680m², o cinquentenário da personagem Mônica, criada pelo desenhista Mauricio de Sousa há exatos 50 anos. A exposição ficará em cartaz até o dia 02 de junho, de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada gratuita.


Por meio de objetos históricos, publicações editoriais, desenhos animados e instalações, o público visitante mergulhará década a década na história da baixinha dentuça mais famosa dos quadrinhos nacionais. Desde 1963, ano de sua primeira aparição, Mônica conquistou o Brasil e foi destaque internacional no mundo dos quadrinhos.

Da década de 60 à atualidade, farão parte da mostra o original da primeira tira da Mônica, o terceiro coelho de pelúcia pertencente à Mônica Sousa – filha do Mauricio de Sousa e musa inspiradora da personagem; as diversas bonecas da Mônica que marcaram época; os filmes de grande sucesso da década de 80; os games da década de 90 e muitas outras surpresas. Uma exposição lúdica com interações e diversão para crianças e adultos!

É emocionante ver, em retrospectiva, a presença da Mônica em cada década, desde a sua criação. Fica notória a importância da personagem para a cultura de cada período e é surpreendente ver como ela sempre foi amada pelos brasileiros, desde os anos 60 até hoje”, aponta Mauricio de Sousa.
A mostra tem curadoria de Jacqueline Mouradian e foi desenvolvida pela equipe da Mauricio de Sousa Produções. A exposição fica em cartaz até o dia 02 de junho e em seguida será remodelada para outros espaços.

Serviço

Mônica 50 Anos
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – Av. Europa, 218 – São Paulo – SP
Período: 05 de maio a 02 de junho de 2013
Horário de funcionamento: terça a domingo das 10h às 19h - Gratuito
Visitas monitoradas: agendamento pelo telefone (11) 2594-2601
Acessibilidade: Sim, para portadores de necessidades especiais de mobilidade

Sobre Mauricio de Sousa Produções

A MSP é a empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens de Mauricio de Sousa. Possui o quarto maior estúdio do setor no mundo e, em sua trajetória, que já dura mais de 50 anos, conquistou aproximadamente 86% do mercado brasileiro na área de quadrinhos infanto-juvenis, nas bancas. Nas livrarias, seus números também são significativos, com uma média de um milhão de exemplares vendidos ao ano. No licenciamento, é a empresa número um do Brasil e trabalha com cerca de 100 empresas nacionais e internacionais, que utilizam seus personagens em aproximadamente 2.500 produtos.

Sobre Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo) escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970 lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. O autor já alcançou o extraordinário número de um bilhão de revistas publicadas. Suas criações chegam a cerca de 30 países.
#FUIEVOU 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura no Paço das Artes

PAÇO DAS ARTES RECEBE A 2ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TEATRO EM MINIATURA (FESTIM)

O Paço das Artes – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o grupo Girino Teatro de Animação, realiza a segunda edição do FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura. Com o objetivo de promover novas possibilidades acerca do Teatro de Animação, a programação conta com apresentações de mini espetáculos, caixas de teatro lambe-lambe, experiências cênicas, performances, oficinas e debates, além do lançamento da segunda edição da revista Anima. O festival acontece entre os dias 05 e 08 de junho, das  14h às 18h.


O Teatro em Miniatura é composto por espetáculos curtos, que utilizam a arte em miniatura para propor uma aproximação mais intimista com o público. Trata-se de um convite à experimentação do que há de poético e lúdico nos pequenos objetos. A partir desses “micro universos”, o público se aproxima e se torna mais cúmplice, transpondo o cotidiano e adentrando um espaço mágico e encantador.

O Festival fomenta o intercâmbio entre grupos e artistas de todo o país, apresentando um panorama da criação artística através das 
miniaturas e suas especificidades. Além dos espetáculos e experiências cênicas, oferece também três atividades didáticas gratuitas: a Oficina de teatro de papel: experiências cênicas, o Workshop de teatro de sombrasalém da oficina direcionada para o público infantil Paço Criança: experimentações com teatro de animação.

Oficina de Teatro de papel: experiências cênicas têm como objetivo a introdução ao universo do teatro de animação em miniatura e a experimentação do papel como material expressivo. Os participantes terão a oportunidade de construir formas, bonecos e cenários, tendo o papel como suporte artístico, para experimentar a manipulação desses elementos, criando cenas curtas e desenvolvendo experiências cênicas. A oficina acontece nos dias 06 e 07 de junho, das 09h às 13h. Já o Workshop de teatro de sombras consiste na manipulação de bonecos com varetas diante de uma tela, onde a luz projeta suas sombras. O manipulador dá vida aos bonecos com efeitos sonoros e de luz. O workshop irá abordar também um pouco da história deste tipo de narrativa, equipamentos, percepções de luz e sombra, técnicas de projeção e narrativa, confecção dos bonecos e cenários, mecanismos de articulação e exercícios de manipulação. A oficina acontece nos dias 05, 06 e 07 de junho, das 14h às 18h.


Ainda na programação, as convidadas Juliana Notari [Cia Duoanfibio], Mariane Gutierrez [Grupo Pia Fraus] e Sandra Vargas [Grupo Sobrevento], sob mediação de Tiago Almeida [Grupo Girino], conversam com o público durante o Café debate, evento que pretende criar um espaço de troca e compartilhamento de experiências acerca do Teatro de Animação e suas potencialidades. O espaço é uma oportunidade de divulgação e reflexão sobre os espetáculos apresentados e o contato do público com os artistas participantes. Na mesma ocasião, acontece o lançamento da segunda edição da revista Animaconstituída de textos e trabalhos convidados. A proposta da publicação é promover um canal de troca e compartilhamento de informações e experiências das possibilidades expressivas das miniaturas, promovendo um diálogo com as linguagens artísticas do teatro, performance e artes visuais. O evento acontece no dia 07 de junho, às 19h, com entrada gratuita e aberta ao público.


#FUIEVOU

"Manhã"

Grupo Domo, de Brasília, apresenta o espetáculo "Manhã". Em curta temporada, espetáculo pode ser conferido às terça e quartas, de 04 a 12 de junho, no Espaço Parlapatões. Grupo irá promover workshop gratuito “O corpo sensível do Ator”, dias 11 e 12 de junho. 

Selecionado no Prêmio FUNARTE Mirian Muniz (2012) para circulação nas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo, o Grupo Domo mostra sua mais recente produção na Capital.

O espetáculo “Manhã” propõe uma viagem poética, sensorial e envolvente, para falar sobre as relações humanas e, ao mesmo tempo, lembrar que amor é sempre amor, independente de credo, sexo e tradição. 
manhã 72.jpg
Foto: Internet
O Grupo ministra o workshop “O corpo sensível do Ator”, destinado a atores, diretores, bailarinos e artistas em geral. Com foco no desenvolvimento da consciência e a sensibilização do corpo do ator/ intérprete, serão apresentadas concepções teóricas e exercícios práticos utilizados pelo Grupo.

Elenco: André Garcia, João Lima, Leudo Lima, Guilherme Victor. 
Direção/ Texto: André Garcia

Datas: 04, 05, 11 e 12 de Junho. Horário: às 21 horas
Duração:  80 minutos. Recomendação: 18 anos - Ingressos: R$ 20,00 (inteira)
Local: Espaço Parlapatões - Pça Franklin Roosevelt, 158 - 11. 3258.4449

Jean William em "Concerto Brasil"

Música

Tenor brasileiro, Jean William, estreia em "Concerto Brasil", no próximo dia 04 /6 (terça-feira), no Teatro Bradesco, com Camerata Bachiana Filarmônica SESI SP, Maestro John Boldler e Martinho Lutero e com participação especial do
maestro João Carlos Martins e grupo Bandolim Elétrico.
Foto: Internet


O jovem tenor JEAN WILLIAM se prepara para o lançamento de seu primeiro álbum solo intitulado "DOIS ATOS", com um repertório que contempla a música brasileira e a ópera italiana. O pré-lançamento acontece dia 04 de junho, terça-feira às 21h no Teatro Bradesco,
simultaneamente, à estreia nacional do projeto ‘Jean William em Concerto Brasil’. O CD/DVD ‘DOIS ATOS’ vem repleto de modernidade e personalidade.

O CD/DVD conta com a participação de grandes nomes do universo da música nacional e internacional como o arranjador Jacques Morelenbaum; os pianistas Nelson Ayres, André Mehmari e Ruriá Duprat, das cantoras Fafá de Belém, Céu, Paula Morelenbaum, Mônica Salmaso; da mezzo soprano Adriana Clis e da soprano italiana Federica Vitalli; do maestro Martinho Lutero Gallati, do Coro Luther King; do barítono italiano Davide Rocca e do
renomado maestro João Carlos Martins.

A direção artística é de Edgard Poças, a direção musical é assinada por Ney Marques e direção de produção está a cargo de Fred Rossi.

Segundo Jean, ‘Um dos grandes objetivos do trabalho é aproximar o brasileiro da grandeza do repertório lírico europeu e exportar a música brasileira em toda a sua qualidade ao mesmo
tempo, num projeto ousado e inovador’.

JEAN WILLIAM - Realização: Bachiana Filarmônica SESI SP
Data: terça-feira, 04 de junho de 2013. Horário: 21h. Classificação etária: 10 anos
Ingressos de R$30,00 a R$80,00 - Duração aprox.: 70 min.
Teatro Bradesco - www.teatrobradesco.com.br
Piso Perdizes do Bourbon Shopping São Paulo - Rua Turiassú, 2100, 3º piso, Pompéia

#FUIEVOU

"Sr & Sra SMILE"

2.jpg
Foto: Divulgação
Comédia 


"Sr. & Sra. SMILE" Estreia dia 8 de junho, às 23h59,
no Teatro Bibi Ferreira com a  dupla de atores cearenses Lailtinho e Amadeu Maya.

Lailtinho abre o show soltando a voz, contando piadas e interagindo com o publico e sai de cena dando espaço para Biba, personagem criado por Amadeu Maya, que fez parte do elenco da Escolinha do Gugu, da rede Record.

Sr. & Sra. Smile é um convite para que os paulistas se divirtam com o típico humor cearense, berço de talentos como Chico Anisyo,  Renato Aragão e Tom Cavalcante. “Um humor que atinge ao público dos 8 aos 80 anos, sem nenhuma contraindicação”, fala Lailtinho sobre o seu trabalho.
Texto e Direção Lailton Melo e Amadeu Maya 

Serviço: 

Temporada: de 8/6 até 31/8, sábados às 23h59
Duração: 70 minutos. Recomendação: 16 anos
Preço: R$ 60,00 / R$ 30,00 meia. Tel: 11. 3105.3129
Teatro Bibi Ferreira Av. Brigadeiro Luis Antônio, 931 – Bela Vista

#FUIEVOU 

Caixa de Cinema

Caixa de Cinema amplia 60 títulos em sua programação -  jukebox de cinema do MIS, lançada em maio de 2012, ganha nova programação e amplia seu catálogo para 120 cenas
Após um ano de sucesso e com mais de 25 mil visualizações, a Caixa de Cinema, jukebox de cinema do MIS, Instituição da Secretaria da Cultura, amplia seu catálogo para 120 cenas e estreia essa seleção na quinta-feira, 30/5. A Caixa de Cinema é uma invenção concebida do encontro das antigas Jukebox musicais com as cabines de foto 3x4, com o intuito de possibilitar, ao espectador, conhecer ou relembrar uma grande cena do cinema.

Você vai estar em São Paulo no feriado? Olha que dica legal: a Caixa de Cinema, grande sucesso do MIS, estreia, nesta 5ª (30.05), sua nova programação, com mais 60 cenas de filmes.

Para quem ainda não conhece, a Caixa é uma grande "juke box" com capacidade para duas pessoas, que exibe cenas de filmes clássicos e contemporâneos, sempre com base na atuação dos personagens. Agora, são 120 cenas que podem ser vistas gratuitamente durante todo o dia. 

Dentre as novidades da programação, estão filmes como “Goonies” (quem não lembra?), “Labirinto” (com David Bowie) e o infantil “Toy Story”, que se juntam a sucessos como “Edward Mãos de Tesoura”, “Pulp Fiction” e “Batman – o Cavaleiro das Trevas”.

Confira mais detalhes aqui: http://bit.ly/caixadecinema
Foto: MIS
Criada em maio de 2012, a Caixa de Cinema é uma jukebox de filmes na qual o espectador escolhe uma cena, entra na cabine e assiste como se estivesse numa pequena sala de cinema semelhante às antigas salas francesas. A ação nasceu com o objetivo de fomentar e formar público para o cinema, fornecendo informação e acesso a todos, seja por meio do material catalogado ou da própria experiência audiovisual ao assistir a cena na cabine.

A nova programação traz mais 60 cenas, somando um total de 120 cenas eleitas pela dupla que compõe a curadoria do projeto: André Sturm, diretor do MIS e Alessandra Dorgan, responsável pela concepção e direção do projeto. A curadoria objetiva selecionar cenas ou sequencias arrebatadoras com brilhantes atuações e um repertório abrangente de grandes atores e filmes da história do cinema mundial.

Entre os filmes escolhidos constam o infantil O Mágico de Oz, de 1939; clássicos como A Bela da Tarde, de 1967, dirigido por Luis Buñuel e até um trecho de um filme inédito no Brasil dirigido por Michel Gondry, em 2006, A Ciência dos Sonhos, protagonizado por Charlotte Gainsbourg e Gael Garcia Bernal. Outro destaque é a atuação de David Bowie, no longa-metragem Labirinto, datado de 1986.

O lançamento da nova programação está marcado para o dia 30 de maio. A Caixa de Cinema que está localizada no hall de entrada do Museu e conta, agora, com uma página no Facebook www.facebook.com/caixadecinema e conta no Instagram #caixadecinema.            
Sobre a Caixa de Cinema
As famosas Jukebox, primeiras máquinas automáticas existentes para a reprodução de música, serviram de inspiração para a Caixa de Cinema que consiste em uma cabine lúdica, equipada com um monitor touchscreen/jukebox que abriga um sistema digital criado exclusivamente para ela, com capacidade para até duas pessoas assistirem uma cena. O espectador pode escolher a cena por título, ator, diretor, país ou gênero e depois esperar sua vez para entrar na Caixa e assistir.

Para entrar nessa viagem cinematográfica, os espectadores devem, na tela da Jukebox situada do lado de fora da cabine, escolher o filtro de sua preferência: filmes, diretores, atores, países ou gêneros para a seleção de três cenas por sessão. Nesta fase, poderá clicar nos títulos para abrir uma aba de informações sobre as cenas. 

Após a seleção, deve arrastar os títulos para a fila de espera à esquerda da tela, confirmar ou desistir e recomeçar a busca. Nela, os filmes selecionados aparecem em uma lista com a seguinte na sequência: o primeiro “Em Cartaz”; o segundo “Próximo”; e o terceiro “Em Breve”. Então, basta entrar na Caixa de Cinema e aproveitar a sessão.

Esta invenção, concebida com o intuito de possibilitar ao espectador, conhecer ou relembrar uma grande cena do cinema, é um projeto inédito e original e se configura a primeira Jukebox de cenas instalada numa exclusiva cabine de exibição, que remete à atmosfera das antigas salas de cinema.

serviço 
Caixa de Cinema -Local Hall de entrada - térreo
Ingresso Grátis - Classificação indicativa Livre (Cada filme possui classificação própria)
Museu da Imagem e do Som - MIS -Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

terça-feira, 28 de maio de 2013

"O Lugar Onde Tudo Termina"

Drama / Romance

Sinopse:  Luke (Ryan Gosling) é um motociclista misterioso, que dirige dentro de globos da morte em Nova Iorque. Quando descobre que sua ex-namorada, Romina (Eva Mendes) teve um filho seu, ele tenta se reaproximar dela. Sua intenção é mostrar-se um pai capaz de sustentar o filho e para isso Luke decide participar de uma série de roubos a bancos. 

Seu problema será a presença constante de Avery Cross (Bradley Cooper), um policial ambicioso, que planeja conquistar uma promoção através de sua luta contra o crime e a corrupção. Enquanto os dois homens se perseguem, as feridas do passado de ambos começam a ressurgir.

No elenco : Ryan Gosling (Luke) “Caça aos Gângstere”, Eva Mendes (Romina) “Dia de Treinamento” e Bradley Cooper (Avery) “O Lado Bom da Vida”.

Um filme emoção, nas três fases que se apresentam no desenrolar da história! Divirta-se!


Direção: Derek Cianfrance Roteiro: Derek Cianfrance, Bem Coccio, Darius Marder
Produção: Lyanette Howell, Sidney Kimmel, Alex Orlovsky, Jamie Patricof
Fotografia: Sean Bobbitt Musica: Mike Patton Desenho de Produção: Inbal Weinberg
O diretor Derek Cianfrance, “NAMORADOS PARA SEMPRE”, se inspirou nos programas policiais de TV para fazer as cenas de perseguição.

Estreia 21/6/2013.   #FUIEVOU

quarta-feira, 22 de maio de 2013

"Myrna sou eu"


Com direção de Elias Andreato, Nilton Bicudo dá vida à Myrna, pseudônimo feminino que Nelson Rodrigues adotava nas crônicas que escrevia para o Correio da Manhã, que em seu Consultório Sentimental tenta resgatar a reflexão sobre o amor e a solidão das mulheres.

Nelson Rodrigues dizia que se as pessoas falassem o que fazem entre quatro paredes, ninguém mais se cumprimentava.

Num mundo cada dia mais amoral e digital, escolhemos Myrna, o consultório sentimental, para tentar resgatar a reflexão sobre o amor, sobre a solidão das mulheres.

Vivemos num mundo onde as mulheres conquistaram muitos direitos, se emanciparam, e ganharam destaque em seus trabalhos. Mas a violência contra a mulher continua, e elas cada vez mais solitária precisam dos conselhos amorosos desse grande autor.

Nelson escreveu por anos no Correio da Manhã, as crônicas em que assinava Myrna, e tentava falar direto aos corações femininos e suas dilacerantes dúvidas.
Os homens, na verdade, são os personagens principais dessas crônicas, pois é sobre seu comportamento que Myrna raciocina junto ao público.

O diretor Elias Andreato escolheu as crônicas e montou o roteiro do espetáculo.
Para dar voz a essa mulher que tenta entender os homens, o ator Nilton Bicudo lança mão de sua alma feminina e sobe ao palco.
Um monólogo, ora engraçado, ora comovente, onde Myrna responde as perguntas que suas ouvintes lhe mandam, no programa de rádio, chamado Consultório Sentimental.
Como estamos ainda confinados pelos preconceitos, e atrofiados em nossa manifestação afetiva, Myrna é fundamental.
Dar voz a Nelson, em sua lucidez e coragem.

Teatro Augusta Rua Augusta, 943 - Informações: 3151.4141
Quartas e quintas às 21h. Ingressos: R$ 40
Classificação: 12 anos. Duração: 70minutos
Estreia dia 22 de maio. Temporada até 27 de junho

#FuiEVou

terça-feira, 21 de maio de 2013

"Hit Week"

" Hit Week", em sua 7ª Edição, chega ao RJ -  Brasil trazendo as novidades da música italiana!

Depois do sucesso nos Estados Unidos, no Canadá e na China, HIT WEEK – o maior festival de música italiana no exterior – chega ao Rio de Janeiro, pela primeira vez no Brasil. Nos dias 23 e 24 de maio a Cidade Carioca recebe as novidades da música italiana.
No dia 23 de maio a cantora Erica Mou  e o cantor ítalo brasileiro Franco Cava se apresentam no Instituto Italiano de Cultura e no dia 24 a Banda Municipale Balcanica e, novamente, a cantora Erica Mou sobem ao palco do Teatro Odylo Costa, Filho na Concha Acústica da UERJ. Os shows são gratuitos e aberto ao público.
Foto: Divulgação

Enzo Mazza, Presidente da F.I.M.I. (Federação da Indústria Musical Italiana) declarou que “A HIT WEEK confirma sua importância como festival divulgando a cultura e a música italiana no exterior. É uma oportunidade que permite ao repertório regional italiano alcançar um novo público, assim como criar novas oportunidades de visibilidade para os artistas italianos, muitas vezes emergentes”.

Antonio Princigalli, Coordenador da “Puglia Sounds” explica que  ”Nos últimos anos, a música da Região da Puglia está cada vez mais presente nos festivais e nos eventos de música européia e através da parceria com a HIT WEEK – que se renova pelo terceiro ano consecutivo – estamos ajudando os nossos artistas a alcançar o mercado musical global. As experiências das edições anteriores, nos EUA, no Canadá e na China, abriram novas e excitantes possibilidades para o desenvolvimento da música da Puglia “.

A HIT WEEK ( HYPERLINK "http://www.hitweek.it" www.hitweek.it ) é produzida por Music Experience Roma S.r.l., realizada pela Sounds Puglia e pela F.I.M.I. (Federação da Indústria Musical Italiana), com o apoio da Tap (Companhia Aérea Portuguesa), sob os cuidados do Consulado e do Instituto Italiano de Cultura e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de contar com o ‘Media Partners’, Max de Tomassi que está a frente do programa “Brasil”, - programa de maior audiência na Rádio Rai 1 .

SERVIÇO:

SHOWS – 23 DE MAIO

ERICA MOU 
23 DE MAIO, 19H
Instituto Italiano De cultura - Av. Presidente Antonio Carlos, 40 - Centro - Tel: 3534-4300

FRANCO CAVA
23 DE MAIO,20h
Instituto Italiano De Cultura
Av. Presidente Antonio Carlos, 40 - Centro - Tel: 3534-4300




SHOWS – 24 DE MAIO

MUNICIPALE BALCANICA
24 DE MAIO,19h
Teatro Odylo Costa , Filho - R. São Francisco Xavier, 524 - Campus UERJ (Metrô Maracanã) 


ERICA MOU
24 DE MAIO,20h
Teatro Odylo Costa , Filho
R. São Francisco Xavier, 524 - Campus UERJ (Metrô Maracanã)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

"Virada Cultural"

Vinte e quatro horas de cultura no Centro 

 

A Virada Cultural surgiu em 2005, na cidade de São Paulo, durante a gestão de José
Serra, então prefeito da cidade. Inspirado nas "noites brancas européias", onde diversas cidades européias realizam atividades culturais por várias regiões e em horários que invadem a madrugada. A primeira “noite branca” ocorreu em 2002, na cidade de Paris. Seu sucesso inspirou outras grandes cidades européias a organizarem suas próprias “noites brancas” com base no modelo parisiense. 

A Virada Cultural 2013 acontece nos dias 18 e 19 de maio. A abertura do evento será feita por Daniela Mercury e Zimbo Trio. Para o primeiro dia, ainda estão previstos shows de Gal Costa, Elza Soares e Criolo. Outro destaque desta edição será a homenagem ao cantor e compositor Chorão

Público pode baixar aplicativo com programação e mapa da Virada Cultural 2013, salvando  sua programação pessoal e ser notificado antes do início da atração.

Confira a programação:

 http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/
 http://vejasp.abril.com.br/especial/virada-cultural-2013?gclid=CPHf6MTynrcCFYJi7AodUykAag

 

"O Rei Leão"

Musical


Cena do musical "O rei leão", que estreia em SP nesta quinta (28) (Foto: Divulgação/João Caldas)
Foto: Divulgação / João Caldas
O início do espetáculo é apoteótico, com a apresentação do Ciclo da Vida o público já fica no clima da história. É muito envolvente e empolgante!

 A versão brasileira conta com músicas adaptadas e traduzidas por Gilberto Gil exclusicavemnte e inclui canções de Elton John e Tim Rice (entre as feitas para o filme e material adicional), Lebo M, Mancina Mark, Rifkin Jay, Julie Taymor e Hans Zimmer.


Em cena, os atores tem alegorias, objetos cenográficos e figurinos característicos representando os animais da história. Máscaras e fantoches foram criados para o espetáculo.
 
O elenco apresenta Osvaldo Mil no papel de “Scar”, César Mello é “Mufasa”, Phindile Mkhize é “Rafiki”, Rodrigo Candelot é “Zazu”, Marcelo Klabin é “Pumba”, Ronaldo Reis é “Timão”, Tiago Barbosa é “Simba”, Josi Lopes é “Nala”, Jorge Neto é “Banzai”, Juliana Peppi é “Shenzi”, e Felippe Morais é “Ed”.

O papel do “Jovem Simba” é alternado entre Gustavo Bonfim, Henrique Filgueiras, Yudichi Taniguti e Matheus Braga, e o papel de “Jovem Nala” é alternado entre Any Gabrielly, Karollyne Nascimento, Laís Dias e Ysa Moreno. Ao todo são 53 atores, sendo 11 sul africanos, cantores, atores e bailarinos que dão vida ao musical mais esperado do ano.




A direção é de Julie Taymor e produção de Thomas Schumacher (produtor e presidente da Disney Theatrical Productions)

Além da orquestra que abrilhanta a peça, há dois percursionistas instalados em balcões laterais à boca de cena, que dão mais vibração à trilha sonora. 

Curiosidade: 
A produção já foi traduzida para 8 oito línguas diferentes (japonês, alemão, coreano, francês, holandês, mandarim, espanhol, e agora, português) e já passou por 15 países diferentes em cinco continentes. Sua estreia ocorreu na Broadway, em 13 de novembro de 1997. Já foram realizadas 21 produções em todo o mundo, com público superior a 68 milhões de pessoas.
Cena do musical "O Rei Leão", que estreia no Brasil em março de 2013. A peça é inspirada em contos bíblicos e Shakespeare e tem trilha sonora de Gilberto Gil (2/10/12)
Foto: Internet

Atualmente, o musical pode ser visto na Broadway (EUA), Tóquio (Japão), Londres (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha) e Madri (Espanha).
 68 milhões de pessoas já assistiram o musical em todo o mundo. Estreia na América Latina. 



Teatro Renault - Av Brig. Luis Antonio, 441.
Quartas, quinta, sexta e sábado às 21, domingo às 20h e às 1530 e sábado às 16h30
Ingressos de a partir de R$50,00 a R$280,00 - também meia.